Atividades:
* Pesquisa sobre Variação Linguística;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A variação da linguagem é um fenômeno natural que ocorre devido à possibilidade de um sistema de linguagem mudar seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, gramática). Existe porque a linguagem é dinâmica e sensível a fatores como área geográfica, gênero, idade, classe social do falante e o grau de formalidade na comunicação.
É importante notar que qualquer mudança de idioma é suficiente para satisfazer as necessidades de comunicação e cognitivas do falante. Portanto, quando julgamos um certo tipo de erro, estamos fazendo um julgamento de valor sobre o falante e, portanto, seremos tendenciosos na linguagem.
Tipos de variação de linguagem
→ Regional
Esses comprovam as diferenças entre as falas dos moradores de diferentes regiões, estados e municípios do país. Por exemplo, os palestrantes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro têm formatos de fala diferentes.
→ Variedades Sociais
Eles são variantes que diferem na fonética ou sintaxe morfológica. Veja:
Fonética- "luto" em vez de "plantar"; "bom" em vez de "bom"; "mau" em vez de "problema"; "Bicreta" em vez de "bicicleta".
Lexical- "Dez reais" em vez de "Dez reais"; "Eu a vi" em vez de "Eu a vi"; "Eu truci" em vez de "eu Bring"; "Nós fumamos" em vez de " Nós fomos".
→ Variedades estilicas
São mudanças na linguagem de acordo com o grau de formalização, ou seja, a linguagem pode mudar entre a linguagem formal ou a linguagem informal.
Linguagem formal: usada em ocasiões de comunicação formal, como discursos, conferências, reuniões de negócios, etc.
Linguagem informal: usada em situações de comunicação informal, como reuniões familiares, reuniões com amigos, etc. Neste caso, a linguagem falada será usada.
Linguagem ou jargão
É uma linguagem utilizada por um determinado grupo social, o que a diferencia das demais pessoas que a utilizam. A linguagem lang geralmente está relacionada à linguagem de grupos de jovens (patins, surfistas, rappers, etc.). O termo geralmente está relacionado à linguagem de um corpo profissional (professor, médico, advogado, etc.)