Atividades - Orações coordenadas
Leia o trecho:
Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos desconfortos enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. (...) Carlos D. de Andrade. Sentimento do mundo.
1) O trecho acima apresenta uma oração coordenada sindética. Escreva-a e classifique –a conforme o sentido que a conjunção expressa na oração.
2) Observe o versos: “[...] Ergue-te, pois, soldado do Futuro, E dos raios de luz do sonho puro, Sonhador, faze espada de combate!” [...] Abrem-se as portas d`ouro com fragor... Mas dentro encontro só, cheio de dor, Silêncio e escuridão – nada mais!” Antero de Quental. Poesia e prosa. Identifique e escreva duas orações coordenadas presentes nos três primeiros versos:
3) O período composto por COORDENAÇÃO é retratado por orações que não mantêm dependência sintática entre elas. Divida os períodos abaixo e classifique as orações em: · coordenada assindética · coordenada sindética aditiva ·coordenada sindética adversativa · coordenada sindética alternativa ·coordenada sindética conclusiva · coordenada sindética explicativa.
a) Ora ele planta, ora ele capina o mato.
b) Ele não plantou milho, nem derrubou o mato.
c) Zé Brasil trabalha na terra, porém o coronel fica com os lucros.
d) Ele trabalha muito; devia, pois, lucrar mais.
e) O camponês preparou a terra, plantou, não colheu nada.
f) Tentou matar as formigas, contudo não conseguiu; logo, desistiu de tudo.
g) Ponha atenção nas doenças do Zé Brasil, que você o compreenderá melhor.
4) Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as orações de cada um deles e classifique-as. a) Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa. b) “O homem ao meu lado acende outro cigarro, dá uma tragada e joga-o pela janela”. (StanislawPontePreta)
c) Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite.
d) A criança ora cantava, ora se punha a correr pela sala.
5)"Não quis ouvir o teu agouro.
Colhi todas as rosas que nasceram
Nos caminhos por onde me levaste
E as rosas não morreram."
(Álvaro Moreyra) Considerando-se o último verso, ele se classifica como uma oração: a)aditiva b) explicativa c) conclusiva d) alternativa e) adversativa
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
CALMA! DEIXA EU PENSAR...
1) A ORAÇAO É "PASSA UM OPERÁRIO" POIS ELE QUE PASSA NA RUA
2) A ORAÇAO É "POESIA"
SÓ ESSAS QUE EU SEI :)
iurirosa90:
as que eu mais queria
Perguntas interessantes
Filosofia,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás