Filosofia, perguntado por hellenmagalhaes500, 1 ano atrás

ATIVIDADES - MÃO NA MASSA
1. Quais são os motivos que levam a sociedade a elaborar o contrato que dá origem ao Estado
segundo Hobbes? (SEED-Pr, 2006, p. 199).
2. Pesquise, compare e registre a posição de Rousseau nessa questão de contratualismo com
3. No Brasil, a lei é aplicada a todos de forma igual? Justifique a sua resposta. (SEED-Pr, 2006,
p. 196).
4. Para você, existe algum uso legítimo da violência em nossa sociedade? Explique sua
resposta, apresentando as motivações que sustentam esse tipo de violência e avaliando as
responsabilidades e consequências envolvidas nesse processo. (É difícil? É difícil. É
necessário? É necessário. Então vamos pensar...).​

Soluções para a tarefa

Respondido por RiddlerPeng99
391

Resposta:

1- o estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado ao caráter natural dos homens que o impede de buscar atendimento aos seus desejos íntimos. Visto que os homens não aproveitam de suas companhias sem um poder Regente sobre eles.

2- Rosseau acha que "o homem é bom mas a sociedade o corrompe", já Hobbes acha que o homem é mau por natureza e se controla apenas pelas leis criadas pelo Estado.

3- Não, o 5º artigo não é usado e respeitado com as minorias existentes, como negros, pobres, deficientes etc...

4- sim quando argumentos não funcionam deve-se bater nos racistas,pedófilos, bolsominions, lgbtq+fobicos etc. Único justificável da violência


elielvitor2014: Bom para min nada justifica violencia, apenas talarico, talarico tem que apanhar mesmo.

(preciso nem falar que é ironia né)
Daniandr: resposta ótima amei, só bolsominio discorda
rodrigolopes08p5584x: talarico nn tem nada a ver quem deu pro talarico foi a mina quem te deve respeito e quem tem q ser cobrado e a tua mina
pedrohenriquelira: Sinceramente, vcs são hipócritas. Só isso!
pedrohenriquelira: Em minha opnião, a violência só seria justificada caso seja em legítima defesa. Fora isso, nada justifica um ato tão covarde quanto. Muitas pessoas que as vezes agem em legítima defesa são prejudicadas enquanto o "bandido" é "protegido". As injustiças devem acabar, essas leis que protegem os infratores teriam que ser revisadas.
soares09soaresoveta9: Os cara entre pra pegar resposta de graça e ainda quer dar opinião burra
cristalzinhasouza: Resposta 4 tá tudo pra mim
LuanaKarem: a resposta 4 é perfeita
larissaandrade63: a 4 foi ícone
weslasouza09: aff
Respondido por larainacioredatora
3

1 - A tese da existência de um contrato social, para Hobbes, consiste em uma abstração (já que não há um contrato de fato), em que o homem deve ser submetido a um poder superior, que controlaria as guerras e os conflitos humanos, a esse poder ele denomina como Leviatã.

Ainda segundo Hobbes, o homem, antes do contrato social vivia o estado de natureza, onde ele goza a plenitude da sua essência egoísta o que enseja conflitos de todas as ordens com os demais, pois de acordo com sua célebre frase de Hobbes: "O homem é o lobo do homem".  

2 - Para Rousseau, que inegavelmente se baseia na teoria do Leviatã de Hobbes para elaborar sua tese, o homem deve abdicar de uma série de liberdades individuais para viver em sociedade, submetido a um Estado e suas leis, que tem a contrapartida de conferir-lhe segurança.

Diversamente do que dispõe Hobbes, sobre a necessidade de um governo soberano, Rousseau defende a democracia como a forma mais eficaz para o estabelecimento de um contrato social.

3 - O art. 5º da Constituição Federal prevê a igualdade entre todos os cidadãos. No entanto, apesar da previsão legal o que se observa na prática  é uma série de incongruências com relação ao tratamento que o Estado confere a determinados grupos sociais.

Apesar das legislações de natureza afirmativa, que asseguram direitos das minorias, ainda há muito o que se evoluir quanto a efetivação de um tratamento igualitário a toda a população.

Exemplificam tais distinções fatos como:

  • A violência policial, que possui um destinatário específico, no caso o povo preto e marginalizado.
  • A falta de leis que assegurem a inclusão social de pessoas LGBTQIA+.
  • Participação inferior das mulheres no mercado de trabalho, em espaços de poder.

4 - O uso legítimo da violência, só se justificaria como medida de exceção, em casos como legítima defesa, exercício da profissão (dentro dos limites da autodefesa) e em caso de guerra declarada.

Nessas hipóteses o uso da violência significa a defesa da sobrevivência, mas o uso indiscriminado e excessivo da violência ainda que nessas hipóteses, configura abuso, razão pela qual esse meio só deve ser empregado em última instância.

Aprenda mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/16816888

Anexos:
Perguntas interessantes