ATIVIDADES: Em meados de 1500, o número de indígenas era maior, chegando a cerca de milhões de pessoas. Atualmente, há cerca de 900 mil indígenas no Brasil. Como podemos justificar essa redução? Quando os portugueses chegaram ao Brasil todas as terras eram dos indigenas. Atualmente os indígenas moram em pequenas aldeias. Como os indígenas perderam suas terras"? Qual foi a primeira esquadra de navegadores oficiais a chegar no Brasil? Qual seu objetivo? 3. Qual foi a primeira economia de exploração no Brasil? Os portugueses ofereciam em troca do trabalho indígena o quê? Fale sobre as moradias indígenas nos primeiros anos da colonização. 5. 6. Vamos falar um pouco do imaginário popular. O que significava para os indígenas o Boitatá e o curupira? 7 Pesquise sobre antropofagia na cultura indígena.
Soluções para a tarefa
1)Como podemos justificar essa redução?
R: Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução. Foi após a década de 80 que esse cenário mudou e a população indígena voltou a aumentar. De acordo com o Instituto Socioambiental, os povos indígenas têm crescido em média 3,5% ao ano.
2)Como os indígenas perderam suas terras?
R: Em alguns casos, grupos de posseiros, grileiros e fazendeiros entram em conflitos com os indígenas em torno da disputa territorial. Muitas vezes, os limites impostos pela demarcação não são respeitados, o que se configura como um grave crime, pois há invasão de uma área de proteção patrimonial.
3) Qual foi a primeira esquadra de navegadores oficiais a chegar no Brasil?
R: Esquadra de Pedro Alvares Cabral.
4) Qual seu objetivo?
R: Seu objetivo era estabelecer relações de comércio com o soberano de Calicute, na Índia. Os portugueses também tinham intenção de obter especiarias para vender.
5) Qual foi a primeira economia de exploração no Brasil?
R: A importância do pau-brasil na economia colonial esteve no fato de que sua exploração foi a primeira prática comercial propriamente dita do Brasil.
6) Os portugueses ofereciam em troca do trabalho indígena o quê?
R: Os portugueses ofereciam objetos como espelhos, cordas, apitos e facas em troca de trabalho.
7) O que significava para os indígenas o Boitatá e o curupira?
R: O termo é Tupi-Guarani e no Brasil inteiro é usado para nomear o episódio do fogo-fátuo que é uma inflamação de gases. Boitatá é um mito indígena que indica uma serpente de fogo ou de luz de olhos graúdos, ou um touro que solta fogo pelas narinas.
Curupira é o nome de um personagem do folclore brasileiro que surgiu entre os povos indígenas. ... Essa lenda fala de um ser mítico protetor da floresta que se voltava contra aqueles que entravam na floresta para derrubar árvores ou caçar animais. É uma das lendas mais antigas do nosso folclore