Atividades Discursivas Proposta de questão discursiva
Observe atentamente a charge abaixo:
Releia o conteúdo referente ao trabalho escravo no Brasil:
Faça um texto dissertativo-argumentativo relacionando à Charge com arealidade descrita no texto e que é percebida em nosso cotidiano:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil foi a última nação do mundo ocidental a abolir o trabalho escravo de forma oficial, o que ocorreu no final do século XIX. No entanto, em termos práticos, esse problema continua a existir nos dias atuais. Informações recentes estimam a ocorrência de 200 mil trabalhadores no país vivendo em regime de escravidão, segundo dados do Índice de Escravidão Global, elaborado por Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas à Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Primeiramente, é importante o estabelecimento da definição do que seja considerado, propriamente, o regime de escravidão. Segundo a OIT, é considerado escravo todo o regime de trabalho degradante que prive o trabalhador de sua liberdade. Isso ocorre no Brasil, em maior parte, em espaços rurais distantes de centros urbanizados e rotas de transporte para fuga, onde os trabalhadores são geralmente coagidos a continuarem laborando sob a alegação da existência de dívidas com fazendeiros.
Explicação:
Analisando a charge vemos um diálogo entre as crianças e sua avó, onde ela se prepara para contar as histórias do tempo da escravidão, onde podemos notar:
Alguns acontecimentos favoreceram o fim da escravidão, dos quais podemos destacar:
As ideias de liberdade da Revolução Francesa;
Os grupos Ingleses que queriam investir no mercado Brasileiro, para ser mais exato, queriam introduzir seu próprio mercado no Brasil, necessitando de um aumento dos consumidores;
A imigração Europeia que trouxe consigo mão de obra e empregos de qualidade, fato que reflete a desigualdade desde aquele período, pois os escravos libertos pouco sabiam ler e não teriam condições de competir com Europeus.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/11741507