- Atividades de fixação sobre o período Regencial:
1- Cite duas mudanças que aconteceram no Brasil após a Proclamação da Independência
2- No período de 1831 a 1840, o Brasil foi govemado por regentes, o que explica esse fato?
3- O que foi o Período Regencial?
4- Cite as principais características dos governos desse período.
5- Cite dois fatos ocorridos na Regência Trina Provisória.
6- Cite dois fatos ocorridos na Regência Trina Permanente.
7- Com qual objetivo o governo regencial aprovou o Ato Adicional de 1834?
8- Cite duas decisões do Ato Adicional de 1834.
9- Qual foi o objetivo da criação da Guarda Nacional
10- Quais as rebeliões que ocorreram no Período Regencial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
respos
Explicação:
- 1-novo governo passou a dar apoio e incentivava a diversificação de atividades produtivas. O Brasil também adquiriu autonomia política.
1º_ Resposta. Mudanças: O novo governo passou a dar apoio e incentivava a diversificação de atividades produtivas. O Brasil também adquiriu autonomia política. Permanência: O príncipe regente, declarou que permaneceria no Brasil após a proclamação da Independência e, a dependência econômica do país, da Inglaterra.
x
2º_Por conta de sua pouca idade, Dom Pedro II não podia governar, de modo que foi formado um grupo de regentes fiéis à autoridade de Dom Pedro I para que governassem em seu nome e orientassem o seu filho, educando-o para a tarefa de governar um império, tendo esta regência durado até a declaração da maioridade antecipada.
x
3º_Período regencial é como ficou conhecido o decênio de 1831 a 1840 na História do Brasil, compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e a "Declaração da Maioridade", quando seu filho D. Pedro II teve a maioridade proclamada.
x
4º_O Período Regencial aconteceu entre 1831 e 1840 no Brasil. ... Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831. Foi encerrado em 1840 com o que ficou conhecido como Golpe da Maioridade, que garantiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil.
x
5º_Resposta. Fatos: Criação da Guarda Nacional e o Ato adicional. b) criação das Assembleias Provinciais e a passagem da regência Trina para Una (apenas 1 pessoa comandava, ao invés das 3), com duração de 4 anos de mandato. Teve também a suspensão do poder Moderador e do Conselho de Estado.
x
6º_Fatos: Criação da Guarda Nacional e o Ato adicional. b) criação das Assembleias Provinciais e a passagem da regência Trina para Una (apenas 1 pessoa comandava, ao invés das 3), com duração de 4 anos de mandato. Teve também a suspensão do poder Moderador e do Conselho de Estado.
x
7º_Durante o Período Regencial, várias medidas foram tomadas com o intuito de se conter as rebeliões provinciais.
x
8º_Abaixo destacamos as principais mudanças do Ato Adicional:
As províncias teriam maior autonomia;
foram criadas as Assembleias Legislativas Provinciais e os deputados eram eleitos por dois anos;
os governos provinciais podiam criar impostos, contratar e demitir funcionários;
a regência Trina passou a ser Una;
x
9º_Buscando resolver tal situação, os dirigentes da regência autorizaram a criação de um novo organismo armado para assegurar a estabilidade política do país. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Te contamos quais foram as 5 revoltas regenciais mais polêmicas do Brasil. Vai perder?
x
10º_Cabanagem (1833-1836) Desde a década de 20, a população do Pará tentava se separar do resto do Brasil. ...
Farroupilha (1835-1845) ...
Malês (1835) ...
Sabinada (1837 – 1838) ...
Balaiada.