ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE HISTÓRIA Semana1:0 movimento abolicionista e republicano ABOLICIONISMO: Movimento político intemacional surgido no fim do século 18 com o propósito de abolir a escravatura nas Américas. Embora lideradoprincipalmente por intelectuais humanistas e muitas vezes obedecendoa interesses políticos e econômicos, foi resuitado das reações, ativas ou passivas, das próprias vítimas, desde o início do tráfico negreiro. Em todo o processo abolicionista, é importante ressaltar a atuação demilitantes negros, muitos deles escravos, libertos ou filhos de escravos. Fonte: LOPES, Nei. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. SP: Selo Negro, 2015, p. 14. 1) Tomando por base as informações contidas no fragmento, bem como o contexto das lutas acolicionistas no Brasil, desde o início da utilização da escravidão dos africanos até a abolição no final do século XIX, julgue os itens: 1- Mesmo tendo sido utilizado, em determinados momentos, por grupos políticos e econômicos, como forma de garantir seus interesses, o movimento abolicionista contou com grande participação dos próprios escravos, desde as lutas e resistências iniciais até a abolição. II – Apesar da participação de grupos de escravos, libertos e filhos de escravos nas lutas pelo fim da escravidão, seu fim foi resultado da liderança da elite intelectual e econòmica, uma vez que os negros não possuíam recursos para comandar tal processo. !!! - A formação de quilombos, as fugas e a preservação de práticas culturais e religiosas trazidas da África podem ser apontadas como forma de resistência dos negros desde os primórdios da escravidão africana no Brasil.
esta(ão) correto(s):
a) 1 apenas
b) 1 e 2 apenas
c)1 e 3 apenas
d)2 e 3 apenas
e) 1,2 e 3
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra e) 1, 2 e 3.
I- Mesmo tendo sido utilizado, em determinados momentos, por grupos políticos e econômicos, como forma de garantir seus interesses, o movimento abolicionista contou com grande participação dos próprios escravos, desde as lutas e resistências iniciais até a abolição. Verdadeiro, a luta foi em partes feitas por escravos através da resistência, além de grupos abolicionistas e por latifundiários que não queriam ter alterações nas suas propriedades rurais.
II – Apesar da participação de grupos de escravos, libertos e filhos de escravos nas lutas pelo fim da escravidão, seu fim foi resultado da liderança da elite intelectual e econômica, uma vez que os negros não possuíam recursos para comandar tal processo. Verdadeiro, o processo de abolição da escravatura foi liderado pelas elites intelectuais e grandes latifundiários uma vez que o negro não possuía voz ativa durante tal período. Mas haviam interesses particulares do que a causa nobre de liberdade aos negros.
III - A formação de quilombos, as fugas e a preservação de práticas culturais e religiosas trazidas da África podem ser apontadas como forma de resistência dos negros desde os primórdios da escravidão africana no Brasil. Verdadeiro, os quilombos eram verdadeiras comunidades africanas, formadas por escravos fugidos e foram fonte de
Bons estudos!