ATIVIDADES 89 ANO (Valor 20)
1- Qual a função dos carboidratos, no corpo humano? (Aula 05).
2- Qual a diferença entre carboidrato simples e o carboidrato complexo? (Aula 05).
3 - O que é a Diabetes? (Aula 06).
4 - O que são lipidios? Lipídios não se misturam a água, porque? (Aula 7).
5- Cite 2 fontes de lipídios bons e 2 fontes de lipidios ruins (Aula 7).
Soluções para a tarefa
Explicação:
1-Os carboidratos são importantes biomoléculas, conhecidas também como hidratos de carbonos, glicídios, ou açúcares, formadas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São as biomoléculas mais abundantes na natureza e sua maioria apresenta a seguinte fórmula geral:
(CH2O)n
2-Os carboidratos, também chamados de hidratos de carbono, açúcares e glicídios, são compostos químicos formados por moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O).
Eles são essenciais para o corpo humano, uma vez que têm a função de oferecer energia e auxiliar na formação das células.
3-A diabetes mellitus é uma doença crônica que a cada dia afeta mais pessoas no nosso país e em todo o mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença atinge cerca de 6,9% da população brasileira, o que corresponde a, aproximadamente, 13 milhões de casos. E o que mais assusta é que esse número tende a aumentar.
Essa doença é decorrente da produção insuficiente do hormônio insulina ou da incapacidade de seu uso. A insulina, que é produzida pelas células beta do pâncreas, controla os níveis de glicose no sangue, que, quando há diabetes, ficam elevados e ocasionam um quadro conhecido como hiperglicemia.
4-Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
5-Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são uma classe de moléculas biológicas formadas por ácidos graxos e álcool. Apresentam, em geral, uma coloração esbranquiçada ou amarelada e se destacam por não serem solúveis em água, porém dissolverem-se em solventes orgânicos, como éter e benzina. São encontrados abundantemente em organismos animais e vegetais e atuam, entre outras funções, como reserva de energia e componentes estruturais.
Leia também: Dicas para uma alimentação saudável