História, perguntado por Jonatakkkkkkk, 7 meses atrás

Atividades 3 - Idade Média 1 - Por que a Idade Média recebe esse nome? Quem criou esse termo Idade Média? 2 - Por que é preconceituosa chamar a Idade Média de Idade das Trevas? 3- O que é feudalismo? 4. Como era dividida a sociedade medieval? Defina os grupos sociais e sua funções. 5 - Explique a frase: “a sociedade medieval era estratificada” 6 - Explique a relação entre suserano e vassalo. 7 - Por que a Igreja era tão poderosa durante a Idade Média? 8 - Quais são os tributos que o servo devia pagar ao seu senhor? Diga o sign de cada um deles. 9 - Explique a frase: Na Idade Média tudo é terra". do século XIV e o Renascimento​

Soluções para a tarefa

Respondido por xxxsilvaz
4

Olá!

Vamos lá...

Primeiramente, o que é a Idade Média?

A Idade Média é o período da história geral que se inicia no século V, logo após a queda do Império Romano do Ocidente, e termina no século XV, com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano.

-

Agora, vamos para as perguntas e respostas.

1) A Idade Média durou de 476 a 1453, e seu nome foi resultado de uma visão negativa que os renascentistas tinham do período. O nome Idade Média, usado para referir-se a esse período entre 476 e 1453, foi uma invenção dos renascentistas.

2) Pelo fato de os renascentistas se colocarem como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade.

3) Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal.

4) A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

5) A sociedade medieval era estratificada por conta das divergências de quem tinha mais dinheiro ou não, pelo poder que muitas famílias tomavam pra si e tornavam um poder centralizado que sobreponha os outros. Por isso, as mulheres eram oprimidas, os mais pobres também oprimidos pelos ricos, etc.

6) Um Suserano era o "senhor legítimo" de uma grande porção de terras - geralmente, um rei - e o Vassalo era alguém que recebia, como recompensa por serviços prestados e por demonstrar a sua lealdade, o controle temporário sobre um feudo, uma parte das terras do seu Suserano.

7) Porque a igreja católica era a maior santidade divina na Idade Média. Antes do absolutismo, quem cordenava tudo era a própria igreja católica, além disso a igreja também poderia fazer o que bem entender, pois ela tinha muito mais poder que o próprio rei. Este era o grande poder da igreja católica...

8) No feudalismo, os servos pagavam aos nobres (senhores) diferentes tributos e taxas. ... Havia também, outros tipos de tributos ou taxas, como a corveia, a banalidade, a talha, a capitação, o censo, a taxa de Justiça, a mão-morta, a albernagem e o tostão de Pedro ou dízimo.

-

Espero ter ajudado! Bons estudos! :)

Anexos:

cassianecassi49: faltou o número 09
Perguntas interessantes