Atividades
1-Que foram os motivos insatisfação popular em relação
2-O que eram as indulgências?
3-Quem deu início ao movimento conhecido como reforma protestante?
4-Por qual motivo os seguidores de Leitero ficaram conhecidos como protestantes?
Soluções para a tarefa
1- As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
2- As indulgências eram as vendas dos perdões por certos pecados cometidos. Tratava-se de uma prática comum na Igreja Católica no fim da Idade Média e início da Era Moderna, dando origem à abusos por parte do clero católico.
3- O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.
4- Porque Lutero estava "criando uma nova religião". Ele queria divorciar e a Igreja Católica não permitia isso, então ele fundou sua própria Igreja. Como foi algo extremamente fora do comum e era a primeira vez que acontecia, viram como uma forma de "protesto". Daí o nome.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!