ATIVIDADES
1 O que é mistura?
2 Como você distingue uma mistura homogênea de uma mistura heterogênea?
3 Se você tivesse uma mistura de lentilha e feijão, de que maneira poderia separar os componentes dessa mistura?
4 Suponha uma mistura de limalha de ferro e areia. O que você faria para separar um do outro?
5 Em que consiste a decantação?
6 O que é destilação simples? E destilação fracionada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
2) As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.
3)antes de cozinhar o arroz, feijão, lentilha ou ervilha, a dona-de-casa ou o cozinheiro costuma “escolher” esses alimentos, separando pedrinhas e outros resíduos que possam estar misturados a outros grãos.
Assim esses elementos podem ser separados uns dos outros manualmente. O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação.
4)Os métodos de separação de misturas tem por objetivo separar substâncias diferentes ou separar os componentes de uma mistura.
5)Há misturas que, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. Isso pode ser percebido numa mistura de água com areia ou barro, por exemplo. Você mesmo pode fazer essa experiência, sem dificuldade.
Depois que a parte sólida se depositou no fundo do recipiente, podemos despejar a parte líquida.
6) O processo de destilação fracionada compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição não muito próximos.
Assim, a solução é aquecida e se separa, inicialmente, o líquido com o menor ponto de ebulição.
Em seguida, a solução é aquecida até se separar o líquido com ponto de ebulição acima do primeiro líquido separado, e assim sucessivamente até a separação do líquido com maior ponto de ebulição.
A destilação fracionária é usada, por exemplo, em industrias petroquímicas para separar os diversos derivados do petróleo.
É o processo pelo qual podemos separar um líquido misturado a outro líquido ou a um sólido. Isso é feito através da vaporização do líquido e de sua posterior condensação. É um processo bastante utilizado em laboratórios e industrias, como nas de bebida e de remédios.
A destilação é feita num aparelho chamado destilador.
Vamos imaginar uma solução composta de um líquido e um sólido. A solução é colocada em um balão de vidro que recebe calor de uma fonte. Assim que a solução começa a ferver, o vapor sobe e passa para o condensador. Aí o vapor é resfriado para voltar ao seu estado líquido, isto é, condensar-se. A substância sólida permanece no balão.
O condensador é mantido frio através de um tubo que o abastece de água fria. Caso contrario, os vapores não são resfriados e não se condensa e não passa para o outro balão.
O líquido destilado cai no outro balão em forma de gotas.
Explicação: