ATIVIDADES:
1)O Cs de um sal é de 80g por 100g de água a 20ºC. A massa em gramas desse sal, nessa temperatura, necessária para saturar 200g de água é:
2)O Cs de uma base é de 30g por 100g de água a 70ºC. A massa em gramas desse sal, nessa temperatura, necessária para saturar 50g de água é:
3)O Cs do NaCl a 100ºC é de 30g/100g de água. Encontre a massa de NaCl, nessa temperatura, necessária para saturar 20g de água:
4)A determinada temperatura, o Cs do iodeto de sódio é de 180g/100g. Calcule a massa de água necessária para preparar uma solução saturada que contenha 12,6 g desse sal na temperatura considerada.
Soluções para a tarefa
As questões abordam a temática das soluções químicas e o coeficiente de solubilidade das substâncias. Vamos relembrar alguns conceitos e analisar o que foi pedido em cada uma delas:
- Introdução:
Solução é o nome dado pela mistura de um solvente e um soluto. Geralmente o soluto é sólido, como um sal ou açúcar, e o solvente é líquido, como água.
Para cada solução existe um coeficiente de solubilidade, que mostra a quantidade máxima de soluto permitido naquele solvente em determinada temperatura. O coeficiente da água por exemplo, a 20°C, permite dissolver 33g de açúcar a cada 100ml, ou 36g de sal para o mesmo volume.
Existem as curvas de solubilidade dos materiais, e essa massa de soluto permitida para a dissolução pode aumentar ou diminuir de acordo com a variação da temperatura. A maioria dos solventes permite maior massa de soluto quando aumenta sua temperatura, apenas alguns raros solventes diminuem seu coeficiente de solubilidade ao aumentar a temperatura.
Temos três tipos de solução: saturada, insaturada e supersaturada. As nossas questões abordam as soluções saturadas, então vamos entender o que é e como funciona esse tipo de solução:
➯ Saturada: As soluções saturadas são aquelas em que o soluto está em seu nível máximo de dissolução, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade para aquele solvente.
Vamos às questões:
- Questões:
Faremos todas as questões por meio de regras de três simples, lembrando que para produzir uma solução saturada, temos que atingir o máximo de soluto permitido pelo CS do solvente:
1. A quantidade de sal será de 160g.
80g ---- 100g H₂O
x ---- 200g H₂O
Você pode fazer de duas formas: a comum, resolvendo a regra de três, e a comparativa, observando a variação que ocorre entre os dois valores dados. Nesse caso, a quantidade de água dobrou, então a quantidade de sal dobrará, indo para 160g. Vamos fazer dos dois modos em todas as questões.
➯ Multiplique cruzado:
➯ Isole x:
➯ A quantidade de sal para saturar 200g de água é de 160g.
2. A quantidade de base será de 15g.
30g ---- 100g H₂O
x ---- 50g H₂O
➯ Multiplique cruzado:
➯ Isole x:
Observe que a massa de água diminui 2x de tamanho, ou seja, caiu pela metade. Assim, a quantidade de soluto também cai pela metade.
➯ A quantidade de base para saturar 50g de água é de 15g. ➯
3. A quantidade de NaCl será de 6g.
30g ---- 100g H₂O
x ---- 20g H₂O
➯ Multiplique cruzado:
➯ Isole x:
Observe que a massa de água diminui 5x de tamanho. Assim, a quantidade de soluto também diminui 5x.
➯ A quantidade de sal para saturar 20g de água é de 6g.
4. A quantidade de água será de 7g.
180g ---- 100g H₂O
12,6 ---- x H₂O
➯ Multiplique cruzado:
➯ Isole x:
Observe que nesse caso a proporcionalidade não funciona, por não serem multiplos entre si os valores.
➯ A quantidade de água para saturar 12,6g de sal é de 7g.
Saiba mais sobre coeficiente de solubilidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/42970902
Espero ter ajudado!