Atividades 1. Leia o trecho de uma reportagem publicada em 2017 e, depois, responda a questão. 3 Atualmente, apenas 9,9% dos congressistas são mulheres, proporção bem inferior à da já baixa mé- dia mundial (22,1%). Semelhante situação acontece com negros, pardos e indígenas, que juntos somam 51% da população, mas preenichem somente 20% das vagas na Câmara dos Deputados.
A) . Segundo os dados do Censo de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres no Brasil era de cerca de 97 milhões, enquanto o de homens era de cerca de 93 milhões. De que maneira esses dados e aqueles apresentados na reportagem se relacionam ao conceito de minorias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A proporção de trabalhadores em ocupações por tempo parcial (até 30 horas semanais) é maior entre as mulheres (28,2%) do que entre os homens (14,1%). Isso pode estar relacionado à predominância feminina nos cuidados de pessoas e afazeres domésticos, aos quais as mulheres trabalhadoras dedicavam 73% mais horas do que os homens.
Seja no conjunto da população, seja no universo do trabalho, as mulheres são mais escolarizadas do que eles, mas o rendimento médio delas equivale a cerca de ¾ dos homens. Além disso, no Brasil, 62,2% 60,9% dos cargos gerenciais (públicos ou privados) eram ocupados por homens enquanto que apenas 37,8% 39,1% pelas mulheres, em 2016.
A dimensão educacional também revela a grande desigualdade existente entre as mulheres, segundo sua cor ou raça: 23,5% das mulheres brancas têm ensino superior completo, um percentual 2,3 vezes maior que o de mulheres pretas ou pardas (10,4%) que concluíram esse nível de ensino.
Na vida pública do país, apesar da existência de cota mínima (30%) de candidaturas de cada sexo em eleições proporcionais estabelecida pela Lei 12.034, em 2017, as mulheres eram apenas 10,5% dos deputados federais em exercício. Esta proporção (10,5%) é a mais baixa da América do Sul, enquanto a média mundial de deputadas é 23,6%
Explicação:
espero ter ajudado