História, perguntado por pollyannahaffenstein, 10 meses atrás

ATIVIDADES
1) Faça um texto explicativo sobre o Feudalismo e a Monarquia Absolutista: (um parágrafo pra cada)

2) A Igreja Católica apoiou as monarquias absolutistas?

3) As monarquias absolutistas estudadas no texto acima se desenvolveram em qual continente?

4) O que foi o mercantilismo?

5) Cite 4 características do mercantilismo:

Soluções para a tarefa

Respondido por elza85p71gd9
3
1 Feudalismo. O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. O Feudalismo teve origem no século V, com a crise do Império Romano, em razão da insegurança gerada pelas invasões dos povos nórdicos. A monarquia é uma forma de governo na qual o monarca pode alcançar o trono por sucessão ou por eleição. Existem, atualmente, monarquias constitucionais e absolutas. ... Em uma monarquia, o rei/rainha ou imperador/imperatriz ocupa o cargo de monarca e, geralmente, é chefe de Estado, podendo ser também chefe de governo.

2 Sim a Igreja Católica apoiava...

3 n sei

4 O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista

5 O Metalismo – uma das principais características do mercantilismo – consistia no acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).

O governo incentivava o desenvolvimento das indústrias em seus territórios, pois exportar manufaturas rendia bons lucros.
Para estimular a indústria nacional e evitar a saída de moedas para outros países, o governo criava vários impostos e taxas, tentando evitar a entrada de produtos vindos do exterior. Isso era chamado de Protecionismo Alfandegário.

O Pacto Colonial estipulava que as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Eles abusavam da tática de “vender caro e comprar barato”, inclusive no ciclo econômico do açúcar, que ocorreu no Brasil Colonial.

A intervenção do estado na economia foi marcante. O rei absolutista determinava a quantidade de impostos e controlava o mercado.

A balança comercial favorável consistia no esforço do país para exportar mais do que importar, assim mais moedas entrariam do que sairiam, favorecendo a situação financeira daquele país.

As colônias de exploração desempenhavam um grande papel nesta época, pois a riqueza de um país na Europa estava diretamente ligada à quantidade de colônias que ela possuía para a exploração
Perguntas interessantes