ATIVIDADES
1- Defina Fisiologia Vegetal.
2- A fotossíntese é o processo bioquimico que sustenta a vida na Terra. Explique o porque dessa afirmação.
3- O solo proporciona os macro e micronutrientes essenciais para o desenvolvimento vegetal. Qual a diferença
entre esses nutrientes?
4- Após a absorção pelas raízes, a água pode percorrer três caminhos. Qual são eles, e como acontece esse
processo de transporte"?
5- Qual a diferença entre seiva bruta ou mineral e seiva elaborada?
6- Os principais hormônios vegetais são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico. Cite a função
de cada um deles.
7- As plantas são capazes de responder a estímulos luminosos graças a uma proteína presente em suas células
que proteína é essa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A fisiologia vegetal é o ramo da Botânica que estuda o metabolismo, o desenvolvimento, a reprodução e outros aspectos da vida dos vegetais.
2- A fotossíntese é um processo pelo qual a planta e outros organismos, como algas e alguns protozoários, convertem a energia solar em energia química e utilizam-na para a produção de moléculas orgânicas. A fotossíntese é a principal responsável pela entrada de energia na biosfera.
3- Todos os nutrientes (macro e micronutrientes) são essenciais para o organismo e cada um deles apresenta um papel fundamental para a saúde. Em sua maioria, os macronutrientes são nutrientes que ajudam a fornecer energia e o organismo precisa deles em grande quantidade. ... Os micronutrientes são os minerais e as vitaminas.
4- A absorção da água ocorre através da raiz, podendo seguir dois caminhos. Em um desses caminhos, a água e os sais adentram os espaços intercelulares e caminham sem adentrar as células. No outro caminho possível ocorre por dentro das células, penetrando pelas paredes e protoplastos. Entretanto, em um determinado momento, é obrigatória a passagem por dentro das células, na endoderme da raiz.
5-Seiva bruta: Também conhecida como xilema, ela é a seiva que carrega água e sais minerais na planta. Seiva elaborada:Também conhecida como floema, ela é responsável pelo transporte dos açucares da fotossíntese pela planta.
6- •Auxinas: de modo geral, atuam no desenvolvimento das gemas laterais, tropismos e no desenvolvimento de frutos. Sua ação característica é o alongamento e expansão celular, promovendo o crescimento de raízes e caules.
•Giberelinas: a classe das giberelinas controlam vários aspectos do crescimento e desenvolvimento das plantas. Elas atuam no alongamento do caule, no crescimento de raízes e frutos e na germinação de sementes.
•Citocininas: em associação com auxinas atuam na divisão celular e no controle da dominância apical. Neste caso, sua relação é antagônica, com a auxina inibindo o crescimento de gemas laterais, enquanto a citocinina promove esse crescimento. As citocininas também são responsáveis por retardar o envelhecimento da planta.
•Etileno: Sua principal ação é induzir o amadurecimento dos frutos.
•Ácido abscísico: o ácido abscísico é um inibidor do crescimento das plantas. É responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas durante o inverno. Atua também na dormência de sementes, impedindo que germinem de forma prematura.
7- As plantas respondem a esses estímulos graças a uma proteína presente em suas células chamada de fitocromo, que é a responsável pela percepção luminosa nos vegetais.