ATIVIDADES 1) Como a produção cafeeira contribuiu para o início da industrialização no Brasil? 2) Que mudanças ocorreram no meio rural brasileiro para que a população rural diminuísse? 3) Que motivos atraíram as pessoas do campo para as cidades? 4) Que nome se dá a esse processo de migração bastante importante no Brasil? 5) Que regiões apresentam maior participação na produção industrial do país? 6) Como os governo municipais e estaduais têm agido para evitar a concentração espacial que caracteriza a industrialização brasileira? 7) Que outros fatores contribuem para a recente tendência de desconcentração industrial no país? 8) Qual foi a contribuição da indústria para a urbanização do Brasil? 9) Que importância tem a desconcentração industrial para a economia do país? 10) Cite um problema social e um problema ambiental presentes no seu município. 11) Na sua opinião, o que leva as pessoas a ocuparem áreas irregulares?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1: O café se torna um dos protagonistas da industrialização brasileira por duas razões: o primeiro fator foi que com a ampliação da produção cafeeira para o interior paulista e fluminense, houve necessidade de se investir na construção de ferrovias para facilitar seu transporte para as zonas portuárias afim de possibilitar sua exportação. Com o desenvolvimento das ferrovias veio outros desenvolvimentos para a região sudeste, o que viabilizou o desenvolvimento industrial. Outro grande fator foi a fortuna acumulada pelos produtores de café, os quais passaram a ver na produção industrial uma forma segura de investimento desta fortuna advinda da produção cafeeira. Com isso os barões do café passaram a ser os grandes investidores na implantação da indústria brasileira.
2:Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).
3: Isso aconteceu em uma época que acontecia revolução industrial, as pessoas vinham do campo à procura de trabalho nas novas indústria que estavam surgindo assim, a área rural foi perdendo sua população.
4: Êxodo Rural
5: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, localizados no sudeste
6: Dispersando a produção, exemplo, a fábrica Nissan no Paraná. Ela tem uma concentração que é dispersada, conforme as localizações de suas matérias-primas, ferro em Minas Gerais, quadrilateros ferriferos, Suspensões e pneus em outros locais.
7: A tendência de desconcentração industrial em um país se dá principalmente pelo aumento da concorrência, visto que regiões de interior passam a oferecer mão de obra barata e isenções fiscais para as empresas, o que é vantagem para as mesmas.
8: Foi grande a importância da Indústria para a urbanização no Brasil, visto que tal processo gerou o aumento do número dos postos de trabalho, o que por sua vez aumentou a população, atraiu novas pessoas para as cidades e promoveu seu crescimento.
9: A desconcentração industrial no Brasil é importante para levar desenvolvimento social e econômico para outras regiões do País, além de garantir a soberania do Brasil em territórios como a Amazônia (caso da Zona Franca de Manaus).
10: Problemas Sociais: O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
Problemas Ambientais: poluição do ar, falta de saneamento ambiental e de áreas verdes, moradias precárias em áreas de risco, constantes enchentes e ocupação desordenada do solo.
11: A má distribuição de renda e a condição da terra como mercadoria. Tal fato leva os indivíduos a procurarem as mais diversas alternativas para satisfazerem a sua necessidade básica de habitar.
Espero ajudar!