ATIVIDADES 1.
A cultura africana influenciou diversos setores da sociedade brasileira, reflexo do período escravocrata. Aponte, brevemente, as contribuições no campo religioso e se a cultura africana influenciou no campo ecológico.
2. Como o diálogo e a cultura da paz podem auxiliar na formação de uma sociedade que respeite a diversidade?
essa matéria é religião
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em Novembro temos uma data importante no calendário: o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 do mês. A data marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e traz uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana na construção do nosso país. Por exemplo: você conhece as palavras moleque, fubá, cachaça, berimbau e maracatu? Estas e outras palavras do nosso vocabulário têm origem africana, porém a contribuição da cultura afro não se encontra apenas na língua, mas, também, na culinária, na dança, na religião e na música.
É sempre importante destacar que a cultura africana é extremamente rica e diversificada. São inúmeros povos que habitam o continente, com uma vasta quantidade de línguas, religiões, tribos e costumes distintos. E toda essa diversidade teve um papel importante na formação da identidade cultural afro-brasileira. Durante o período colonial e imperial, povos de diferentes regiões da África como os bantus, nagôs, jejes, hauçás e malês foram escravizados e trazidos para o Brasil, onde tiveram sua cultura suprimida pelos colonizadores.
Foi um período de intenso intercâmbio cultural: os africanos escravizados eram forçados a aprender o português e a se converterem ao catolicismo. Ao mesmo tempo, incorporaram algumas práticas europeias e indígenas enquanto portugueses e índios também foram influenciados pelos costumes dos africanos. Esse processo é a base da formação populacional do Brasil. Além dos traços físicos e marcas genéticas na população, a matriz africana tem influência no jeito de viver brasileiro.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO
POE COMO MELHOR RESPOSTA POR FAVOR
1
A cultura africana influenciou no campo religioso e consequentemente no campo ecológico da sociedade brasileira, pois a sabedoria milenar dessa cultura entende que não é possível dissociar religião de natureza, pois as divindades se manifestam no meio ambiente.