Atividades:
01) Quais as principais considerações devem ser tomadas para encontrar a força resultante de
duas forças que atuam em um corpo?
02) O valor da aceleração da gravidade é o mesmo para todos os astros do universo? Explique.
(03) Diferencie massa de peso.
(04) Resumidamente diga o que é a primeira lei de Newtom?
(05)Resumidamente diga o que é a segunda lei de Newtom?
(06)Resumidamente diga o que é a terceira lei de Newtom?
Soluções para a tarefa
Explicação:
1) A força é uma grandeza vetorial, isso é, é uma grandeza que depende de direção, sentido e módulo para ser completamente descrita. A soma de grandezas vetoriais obedecem regras diferentes, para determinar a força resultante devemos realizar uma soma vetorial. Para determinar o módulo de um vetor resultante podemos utilizar a lei dos cossenos, ou utilizar a decomposição vetorial e realizar uma soma simples.
2) Não, nem mesmo no nosso planeta esse valor é constante. A força Gravitacional é determinada por:
Fg = GMm/r²
Sabemos que a força resultante é sempre de um corpo é sempre igual a massa do corpo vezes sua aceleração, se utilizarmos M como sendo a massa de um dado planeta e R o raio desse planeta podemos encontrar que a aceleração de um corpo m devido a força Gravitacional desse planeta será:
Fresultante = Fg
m*a = GMm/R²
a = GM/R²
Logo a aceleração que a gravidade de um planeta exerce sobre um corpo em sua superfície é proporcional a sua massa e inversamente proporcional ao quadrado de seu raio. Dessa forma cada corpo celeste apresenta um valor diferente de aceleração da gravidade.
3) A massa é uma característica intrínseca de um corpo, que informa o quanto uma objeto é resistente a ação de uma força. Já o Peso é o efeito que a gravidade de um planeta exerce sobre um corpo com massa, ou seja, é a intensidade da força Gravitacional provocada em um corpo. Por exemplo na lua que apresenta uma massa muito menor que a Terra, uma pessoa terá um peso muito menor que na Terra porém sua massa é a mesma tanto aqui quanto na lua.
4) A primeira lei de Newton, chama lei da inércia, enuncia que um corpo só irá alterar sua velocidade se ele estiver sobre a ação de uma força resultante. Isso significa que um corpo parado (ou se movendo) não irá entrar em movimento (não irá mudar sua velocidade) a não ser que se aplique uma força sobre ele.
5) A segunda lei de Newton indica de que forma a força altera a velocidade para isso, a partir dessa lei que obtemos a seguinte expressão:
F = ma
Observando a equação notamos que a massa serve de uma resistência a aceleração de um corpo, dessa forma quanto maior a massa mais força será necessária para acelerar um corpo.
6) A terceira lei é a lei da ação e reação que enuncia o fato de que sempre que um corpo A aplica uma força Fa sobre um corpo B, o corpo B irá aplicar uma força -Fa sobre o corpo A. Podemos sentir essa lei, por exemplo, quando batemos o dedo do pé em um quina, ao bater o pé estamos aplicando uma força na quina e a quina está gerando uma força de igual intensidade no nosso dedo do pé, devido a isso sentimos dor.