Atividade sobre o livro "Dom Casmurro" 1. Quais são os principais acontecimentos que ocorreram até o momento?
2. Como é a relação do Bentinho com os outros personagens?
3. Como é a relação do personagem narrador com a Capitu?
4. É possível relacionar, até onde foi lido, a obra com a vida real? Como é possível estabelecer essa relação? Cite alguns trechos para justificar sua resposta.
5. O que é possível entender da sociedade retratada no livro? Justifique.
6. Após a leitura completa, faça anotações sobre todos os fatos importantes que ocorreram e justifique por que eles são importantes.
7. A partir de qual página ou capítulo é possível notar traços da desconfiança de Bentinho em relação a Capitu e Escobar? 8. É possível relacionar os acontecimentos narrados no livro com a realidade vivida hoje em nossa sociedade? De que forma é possível estabelecer essa relação?
Soluções para a tarefa
A obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis é considerada um clássico da literatura brasileira. A história gira em torno de Bentinho, o Dom Casmurro, sua esposa Capitu e a polêmica sobre o ciúme e a possível traição da mulher.
A história é uma crítica certeira do autor da sociedade brasileira.
Sobre a obra "Dom Casmurro"
1. Os principais acontecimentos que ocorreram no livro:
- Apresentação da infância de Bentinho, mostrando já o primeiro conflito da personagem com sua mãe, dona Glória, contando sobre sua promessa feita após a morte de seu primogênito, que se o segundo filho nascesse saudável ela faria dele um padre;
- Apesar de articular, com sua amiga Capitu, um plano para fugir do seminário, Bentinho é obrigado a ir, mas antes beija a amiga e promete se casar com ela no futuro;
- No seminário, Bentinho conhece seu melhor amigo Escobar, que em uma das visitas a sua família conhece Capitu;
- Após uma conversa entre Escobar e dona Glória, eles decidem enviar um escravo para o seminário no lugar de Bentinho;
- Bentinho estuda direito e ao concluir seus estudos se casa com Capitu. Escobar conhece e se casa com Sancha, antiga amiga de Capitu. Os casais se tornam inseparáveis;
- Após anos de dificuldades, Bento e Capitu conseguem engravidar e ter um filho, o qual batizam de Ezequiel, em homenagem a Escobar. Enquanto isso Escobar e Sancha já conseguiram ter uma filha e deram seu nome de Capitola, em homenagem a Capitu.
- Escobar em uma tragédia acaba morrendo afogado.
- Bento vê muitas semelhanças entre seu filho Ezequiel e seu amigo Escobar, começando a o incomodar;
- Após um conflito interno severo, Bento decide se suicidar com veneno. Ezequiel entra no escritório do pai, e Bento decide matar o filho, mas acaba desistindo;
- Bento fala para Ezequiel que não é seu verdadeiro pai, Capitu escuta e se lamenta pelo ciúme intenso do marido;
- Por causa das inúmeras brigas, Bento e Capitu decidem se separar, mas para evitar uma polêmica viajam todos para a Europa e Bento retorna ao Brasil sozinho.
- Capitu acaba falecendo algum tempo depois na Europa e Ezequiel tenta reatar as relações com o pai, mas por causa das muitas semelhanças de seu filho e seu melhor amigo, Bento se afasta.
- Ezequiel, infeliz, morre de uma infecção em Jerusalem.
- Triste e nostálgico, Bento reconstrói a casa que morou na infância, mas acaba, no fim, por menosprezar a própria criação.
2. As relações de Bentinho com os outros personagens:
- Bentinho tem uma relação forte de amizade com Escobar e Sancha;
- Uma relação levemente conturbada, mas maternal com dona Glória
- Uma relação de desprezo e desconfiança com Ezequiel.
3. A relação de Bentinho e Capitu:
A relação entre Bentinho e Capitu é de constante conflito e muito ciúme por parte de Bento.
4. Relação da obra com a vida real:
É possível relacionar a obra com a vida real, já que muitos conflitos entre casais se dão por ciúmes. o que acaba por levar a separação, assim como aconteceu entre Bento e Capitu.
Além dos conflitos de classe, já que Bentinho vem de uma família rica, enquanto Capitu vem de uma família pobre.
5. A sociedade retratada no livro:
A obra explicita os problemas da sociedade brasileira em relação a dois grupos marginalizados: os pobres e as mulheres, ficando claro quanto aos questionamentos ao caráter da personagem Capitu, que faz parte desses dois grupos.
Por isso o peso do possível adultério recai com força sobre as costas da personagem, já que não seria um conflito entre iguais, mas sim um conflito de classes.
6. Os fatos mais importantes do livro são:
- O fato de Bentinho ser apaixonado por Capitu desde a infância, e as posições sociais que ambos nasceram. Bentinho sendo de uma família rica enquanto Capitu vem de uma família mais pobre;
- A amizade inseparável entre Bentinho e Escobar, já que é devido essa amizade que Bentinho pode ir estudar direito e o grupo de amigos foi formado;
- A morte de Escobar e o gatilho para Bentinho duvidar da paternidade de seu filho Ezequiel, que tinha algumas características do seu amigo;
- O ciúme intenso de Bento com Capitu e as inúmeras brigas do casal;
- A inevitável separação do casal e o rompimento entre a relação de Bento e Ezequiel.
7. A partir de que momento é possível notar traços da desconfiança de Bentinho em relação a Capitu:
A partir do dia que Escobar, que era um ótimo nadador, morreu afogado, que Bentinho começou a duvidar da traição.
Entenda mais sobre Dom Casmurro aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6706474
#SPJ2