História, perguntado por nazamoreira67, 7 meses atrás

ATIVIDADE
Questão 1 - monopolio do comércio praticado pela metrópole portuguesa, não atendia aos anseios de
importantes nações, como a Inglaterra, que havia passado pela Revolução Industrial. Os ingleses
precisavam de mercado consumidor para os seus produtos. A Inglaterra, pretendia ter privilégios no
comercio ao redor do mundo, por isso via com bons olhos e pressionava Portugal pelo fim do
nas sobre os produtos ingleses,​

Soluções para a tarefa

Respondido por Rafael07809
0

Resposta:

O conceito de monopólio denota uma estrutura de mercado, o qual é amplamente utilizada na economia. Existem fatores que estão na base da diferenciação entre os mercados, sendo alguns deles a existência de concorrência ou não, a diferenciação dos produtos ofertados pelas empresas, as barreiras criadas à instalação de novas empresas do ramo em uma dada região e ainda a forma pela qual ocorre o controle dos preços praticados.  

O conceito de monopólio na economia se refere ao contexto de mercado no qual uma única empresa detém um determinado nicho de mercado, sem que haja nas proximidades uma concorrência no mesmo ramo. Diante disso, sendo esta empresa a única a ofertar um dado serviço ou bem de consumo, ela possui a totalidade dA empresa nessa situação possui o poder de influenciar nos preços praticados, segundo a Lei da Oferta e da Procura, podendo acrescer valor ao seu serviço ou produto por conta da falta de concorrência. As características básicas dos monopólios são:

Os monopólios se caracterizam pela exclusiva na oferta de um dado produto/serviço, não tendo concorrência

A empresa monopolizadora possui o poder de influenciar nos preços praticados  

Existência de apenas uma empresa que oferte um dado bem ou serviço.

A empresa monopolista tem a capacidade de gerenciar os preços dos produtos ou serviços.

Existe uma grande quantidade de consumidores de pequenas dimensões.

Há a criação de barreiras estruturais (tecnológicas, econômicas ou legais) ou mesmo estratégicas (publicidade, diferenciação dos produtos ou serviços, política de preços) para implantação de novas empresas concorrentes no âmbito de abrangência da já existente.

Não existem opção substitutas nas proximidades.a oferta na região ou localidade em que se encontra. O monopólio, embora pareça vantajoso em um primeiro momento, segue também a lógica geral do mercado de dependência em relação às demandas consumidoras. Assim, quanto menor for a procura em relação a um determinado produto ou serviço, menores serão também os preços praticados.

Sendo que, inversamente, quanto mais elevada a procura, maiores serão também os preços praticados. No entanto, pela condição de monopólio, os preços não se alteram em relação aos preços praticados pelos concorrentes, mas principalmente pela procura dos consumidores, o que precisa ser constantemente incentivado, principalmente por meio da publicidade.

Apesar da empresa monopolista ter condições de gerenciar os preços por sua condição de exclusividade, caso ela pratique custos muito elevados, menores serão as procuras por parte do público consumidor.

Perguntas interessantes