ATIVIDADE QUALITATIVA. ANIMAIS INVERTEBRADOS. ## DESENVOLVER UM TEXTO RESUMO, DESTACANDO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, CÉLULAS TÍPICAS E MORFOLOGIA DOS SEGUINTES FILOS DE INVERTEBRADOS: PORÍFEROS, CNIDÁRIOS, PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS.
me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os animais invertebrados são aqueles que não possuem coluna vertebral e crânio. Em geral, têm o corpo mole, mas em alguns casos possuem exoesqueleto (esqueleto externo) que ajuda na locomoção e na proteção contra os inimigos.
Os seres invertebrados somam mais de 95% das espécies de animais no mundo — entre eles, encontramos as esponjas-do-mar, as aranhas, os vermes etc. Acredita-se que sua origem vem da evolução de organismos unicelulares milhões de anos atrás.
Como você já leu anteriormente, a reunião de características comuns aos seres é o que os tornam indivíduos de um mesmo grupo. As características mais comuns dos animais invertebrados são:
Ausência de endoesqueleto
Todo animal invertebrado não possui coluna espinhal, conforme você já sabe, mas não é só isso. Esses animais não têm endoesqueleto (esqueleto interno), que promove sua sustentação e ajudam na locomoção.
Aeróbicos
Os animais invertebrados são aeróbicos, ou seja, precisam de oxigênio para sobreviver. Eles retiram esse gás do ambiente em que vivem, ou seja, da atmosfera ou da água. Já o sistema respiratório é uma característica particular de cada espécie.
Multicelulares
Os seres invertebrados possuem grande variedade de células que se agrupam e têm funções específicas. Essas células têm seu núcleo limitado por uma membrana. Portanto, são indivíduos eucariontes.
Heterótrofos
As células dos animais invertebrados não têm parede celular. Por causa disso, esses indivíduos precisam se alimentar de outros seres para continuar vivendo, pois são incapazes de produzir seu próprio alimento.
Explicação:
Resposta:
Os animais invertebrados são aqueles que não possuem crânio, nem coluna dorsal.
Em muitos casos, possuem corpo mole, entretanto, há alguns, como os artrópodes, que são conhecidos por possuírem um exoesqueleto associado às funções do esqueleto interno dos vertebrados, que por sua vez tem o objetivo de sustentação, oferecendo maior facilidade para locomoção, bem como o de proteção.A borboleta é um exemplo de animal invertebrado
Características dos Animais Invertebrados
Os animais invertebrados apresentam características que podem ser dividida em duas categorias, podendo ser de acordo com sua estrutura óssea e com o local em que vivem
Segundo a estrutura corpórea dos animais invertebrados, suas principais características são:
CaracterísticasDescriçãoAeróbicosRetiram o oxigênio do ar ou da água conforme o meio em que vivem (há diversos tipos de sistema respiratório).PluricelularesPossuem o corpo formado por muitas células.EucariontesSuas células tem núcleo envolvido por membrana.HeterótrofosNecessitam ingerir outros seres vivos, uma vez que não possuem clorofila e não são capazes de produzir o próprio alimento.Reprodução SexuadaA maioria se reproduz de forma sexuada, ou seja, através de gametas, embora haja espécies que se reproduzem de forma assexuada.Presença de tecidos e órgãosPossuem essas estruturas, com exceções dos filos mais simples como os Poríferos.Simetria bilateralA maioria possui simetria bilateral, ou seja, duas metades do corpo simétricas. Todavia, os equinodermos têm simetria radial (vários planos longitudinais a partir do centro do corpo) e as esponjas não têm nenhuma simetria.
Segundo o local em que vivem, os animais invertebrados podem ser classificados em:
ClassificaçãoDescriçãoInvertebrados terrestrescomo formigas, caracóis e minhocas; outros possuem a capacidade de voar, como moscas, joaninhas e gafanhotos.Invertebrados aquáticosque vivem tanto de água doce como salgada, como o camarão, siri, polvo e estrela do mar.
Explicação:
espero ter ajudado