Administração, perguntado por patykarnopp, 6 meses atrás

Atividade

Para avaliar a possibilidade de expansão, uma determinada empresa realizou um estudo do cenário macroeconômico a fim de identificar possíveis cenários quanto as políticas econômicas adotadas pelo governo, que impactam diretamente o crescimento econômico do país.

Partindo da hipótese de que o governo trabalhe na vertente da política monetária, mantidas as demais políticas constantes, os gestores projetam dois possíveis cenários para os próximos anos:

Cenário I: A expectativa do mercado, para os próximos 3 anos, é que a inflação ultrapasse o teto da meta. Assim, a expectativa do mercado é que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique aumentos da taxa de juros (SELIC), ou seja uma política monetária contracionista, com o objetivo de conter o avanço inflacionário. As projeções para os próximos anos, é de uma taxa média da SELIC em 11% a.a.

Cenário II: A expectativa do mercado, para os próximos 3 anos, é que a inflação fique em patamares mais estáveis. Assim, a expectativa do mercado é que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique reduções da taxa de juros (SELIC), ou seja uma política monetária expansionista, com o objetivo de fomentar os investimentos produtivos da economia. As projeções para os próximos anos, é de uma taxa média da SELIC em 4,5% a.a.

Nesse cenário, elabore um relatório descrevendo os impactos das políticas monetárias expansionistas e contracionistas adotadas no contexto do estudo, em ambos os cenários, sobre as variáveis econômicas a seguir:

a) Quantidade de moeda (M);

b) Juros de mercado (J);

c) Investimentos (I);

d) Consumo (C);

e) Produto (Y);

f) Inflação (p)

Para discussão seguem:

¿ Ver a WEBs aulas

¿ Slides Aula

¿Livros da Disciplina

¿ Outros...

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
1

Os impactos das políticas monetárias expansionistas e contracionistas adotadas no primeiro cenário consistiram na queda da quantidade de moeda circulante, na falta de incentivo do consumo pela população provocada pelos altos juros e inflação e pelo aumento do preço dos produtos.

Já os impactos das políticas monetárias expansionistas e contracionistas adotadas no segundo cenário compreenderam a baixa taxa de juros, que colabora para o aumento do consumo pela população e pelo aumento da quantidade de moeda circulante.

Políticas monetárias expansionistas e contracionistas

A política expansionista se destaca pelo maior risco da economia ser influenciada pela inflação resultando em aumento da demanda. E a política contracionista pode provocar uma diminuição da demanda.

Saiba mais sobre política expansionista em: brainly.com.br/tarefa/13317982

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes