Atividade número 2:
1- O que era a Terra Brasilis?
2- O que eram as feitorias?
3- Como era a visão que os portugueses tinham das novas terras e de seus habitantes?
4- O que podemos entender por TRONCO LINGUÍSTICO?
5- Os indígenas em 1500 falavam cerca de 1300 línguas distintas, agrupadas em dois troncos linguísticos. Quais eram eles?
6- Porque o conhecimento que temos sobre os povos que viviam no Brasil por volta do ano de 1500 é considerado limitado e generalista?
7- Caracterize a sociedade igualitária dos indígenas na época da chegada dos portugueses.
8- Como eram os "saberes" dos indígenas?
9- Explique o termo "choque cultural" utilizado para caracterizar o encontro entre indígenas e portugueses.
10- Explique o que era a antropofagia na cultura indígena.
Soluções para a tarefa
1 - Hoje delimitada e conhecida, a região correspondente à fronteira entre o Brasil e os países limítrofes já foi classificada por muito tempo como uma “terra incógnita”, um local desconhecido e inexplorado do ponto de vista daqueles que ocupavam e mapeavam o território colonial.
2 - As feitorias portuguesas eram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).
3 - A visão era que eles tinham que tomar posse dessa terra custe o que custar, falaram que essa terra era flr ou seja sem fe,lei e rei o que estava muito errado pois tinham fé nos deuses deles, as leis eram de boa convivencia entre os indios e o rei era o cacique.
4 - Tronco linguístico é um conjunto de famílias linguísticas. A origem comum das famílias que integram o mesmo tronco é, no entanto, muito remota (às vezes situada há milhares de anos) e, por essa razão, as semelhanças entre línguas de um mesmo tronco (o lituano e o português, por exemplo) podem ser muito sutis.
Infelizmente só consegui fazer até a número 4 :(