Atividade no Portfólio Objetivos • Compreender os conceitos e propriedades das biomoléculas. • Refletir sobre a importância deste conhecimento na atuação profissional. Descrição da atividade Considerando o estudo da Unidade 2 da obra Biologia Humana, identifique uma situa- ção na sua prática profissional em que você aplica o conhecimento acerca das biomoléculas.
Soluções para a tarefa
Estudos nos mostram que as principais biomoléculas que compõem as células, que são: água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Essas biomoléculas são constituídas basicamente por átomos de oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio.
A água é o principal constituinte celular, sendo necessária para todos os processos metabólicos. Os carboidratos são os açúcares abundantes na natureza e podem ser considerados as principias fontes de energia a curto prazo utilizada pelas células para realização de funções metabólicas básicas. Os lipídios são as gorduras, insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, apresentando função estrutural, como componentes das membranas celulares e reserva energética. As proteínas são essenciais à vida, sendo necessárias a todas as funções celulares e podem ser estruturais ou enzimáticas. A transmissão das informações genéticas e a síntese de proteínas dependem de biomoléculas denominadas DNA e RNA, respectivamente.
Sendo assim ao analisarmos como uma prática profissional podemos observamos que:
A água: notificar o aluno que perdemos 2,5 litros em média por dia sem a prática de exercício, chegando até 3,3 litros em média praticando, sendo assim temos que tomar cerca de 1,5 litros de água e o resto absorvermos através da alimentação, porém se tomada em excesso tira muito o potássio do corpo.
Os carboidratos: Mostrar ao aluno que ao praticar um exercício o carboidrato será responsável em maximizar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o mesmo e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós exercício.
Os lipídios: Nós como futuros educadores físicos devemos alertar nos alunos que um excesso de lipídios pode gerar obesidade, colesterol elevado, complicações cardiovasculares, doenças degenerativas (como a esclerose múltipla), etc.
Já uma falta de lipídios pode ter como consequência dermatite (eczema), uma sensação de frio acentuada, a diminuição na produção de alguns hormônios, o comprometimento no revestimento da célula nervosa (bainhas de mielina) e a diminuição na produção de vitaminas lipossolúveis.