ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
DISSERTAÇÃO
TEMA: “O MUNDO PÓS PANDEMIA”
Tendo como base a atual pandemia que estamos vivendo e levando em consideração as 5 maiores pandemias da história (texto de apoio), discorra sobre o tema proposto.
* Seu texto deverá ter de 15 a 25 linhas;
* Não esqueça do título;
Esquema da dissertação:
*1º parágrafo: Introdução* (2 a 4 linhas) – Tema + 2 argumentos;
*2º parágrafo: Desenvolvimento do 2º parágrafo* (3 a 5 linhas) – Desenvolvimento do 1º argumento;
*3º parágrafo: Desenvolvimento do 3º parágrafo* (3 a 5 linhas) – Desenvolvimento do 2º argumento;
*4º parágrafo: Conclusão* (3 a 4 linhas).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para mim está bem claro que a crise causada pela pandemia vai provocar uma profunda reestruturação econômica, social e organizacional. Hoje, as empresas estão preocupadas com sua sobrevivência imediata. É o instinto de sobrevivência que fala mais alto. Vale para todas as espécies vivas, e claro, para as empresas.
Mas as que vencerão no pós-crise (toda crise passa!) serão as que, mesmo voando dentro de nuvem, sem instrumentos, pensam no mundo que virá depois. Como será este novo mundo e que papel poderei desempenhar nele?
Como podemos classificar o ambiente de negócios em uma era antes e depois da Internet, que gerou muitos negócios e empresas, que já estão valendo na casa do trilhão de dólares, impensáveis há duas décadas atrás, devemos imaginar que o Covid-19 vai provocar esta mesma situação: teremos a era antes e depois da pandemia. O “new business as usual” pós-pandemia será bem diferente do de antes.
A eclosão da pandemia e a paralisação da economia foi uma ação sem precedentes. Tivemos pandemias anteriores, mas nunca desligamos a economia global nesta escala. O grande desafio é que podemos paralisar a economia de forma fácil, através de decretos e portarias. Mas ela não é religada por portaria. E resumo, desligar é fácil, religar não!
A retomada econômica é uma incerteza, pois nunca passamos por desligar o planeta como fizemos dessa vez. Alguns países e setores poderão ser reativados mais rapidamente que outros. Por outro lado, alguns setores não têm demanda reprimida e, portanto, o máximo que poderão chegar em determinado tempo é atingir a sua antiga capacidade de produção.
Um exemplo simples são os restaurantes. Se você interrompe sua operação, quando ele for reativado, o máximo que ele poderá alcançar no futuro é seu antigo faturamento. Não tem demanda reprimida. As pessoas que não puderam almoçar nele, por estarem em quarentena em casa, não almoçarão duas vezes por dia para recuperar os almoços perdidos.
Como a economia é um todo interligado e os países estão interconectados, por mais que alguns setores se reaqueçam rápido, o efeito global continua sendo crítico, pois a maioria dos setores e países vai se recuperar mais lentamente. A atividade econômica vai demorar algum tempo para se normalizar.
Durante muito tempo já se ouve falar em transformação dos negócios pela tecnologia digital, muitas vezes chamada de transformação digital. Uma empresa digital é ágil, resiliente e facilmente adaptável. Muita coisa foi falada em eventos e muitas empresas subiram nos palcos se dizendo digital. Seus executivos usavam belos slides com figuras que mostravam a diferença entre linearidade e exponencialidade e como tomariam decisões em um ambiente VUCA, que significa um ambiente de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
Creio que esta foi a primeira grande lição que servirá de base para o mundo pós-crise: as empresas terão que ser sim digitais
Explicação:
Vc pode se basear nesse texto...