Saúde, perguntado por digocubsp, 5 meses atrás

Atividade III de Microbiologia de Alimentos

a) Explique o que são microrganismos indicadores?
b) Cite quais características um microrganismo deve ter para ser considerado indicador?
c) Explique qual a diferença entre coliformes totais e coliformes fecais?

A) Os Microrganismos indicadores fornecem informações importantes sobre a contaminação. Esta pode ser de origem fecal, ser associada á presença de microrganismos patógenos e a deterioração do alimento, além de indicar as condições sanitárias envolvidas durante as etapas de produção e armazenamento dos alimentos

B) Os microrganismos indicadores devem apresentar algumas características básicas, como rápida e fácil detecção; serem prontamente distinguíveis da microbiota do alimento; não serem contaminantes naturais desse; aparecerem na presença do patógeno associado; apresentarem necessidades de crescimento (e este deve ser semelhante ao patógeno); estarem ausente nos alimentos livres do patógeno; crescerem de modo inversamente proporcional à vida de prateleira e à qualidade do alimento e, finalmente, o crescimento desses microrganismos não pode ser afetado por outros que estejam presentes na flora do alimento

C) Os coliformes totais pertencem à família Enterobacteriaceae. Fazem parte deste grupo as bactérias do gênero Escherichia, CItrobacter, Klebsiella, Enterobac-ter, entre outras. São considerados bacilos Gram-negativos, não formadores de esporos, capazes de promover a fermentação da lactose e produzir gás quando incubados a uma temperatura de 35-37°C pelo período de 48 horas.
Os coliformes fecais e a Escherichia Coli são coliformes totais que apresentam a capacidade de continuar fermentando a lactose e de produzir gás em temperaturas superiores às anteriormente mencionadas, no caso, tais temperaturas são equivalentes a 44-45°C.

Resposta Livro Disciplina Microbiologia de Alimentos, paginas (104,105,107 e 108).

Soluções para a tarefa

Respondido por rosanamonteiro6
1

Resposta:

A) Os microrganismos indicadores fornecem informações importantes sobre a contaminação. Esta pode ser de origem fecal, ser associada a presença de microrganismos patogenos e a deterioração do alimento, além de indicar as condições sanitárias envolvidas durante as etapas de produção e armazenamento dos alimentos. Os indicadores da qualidade de alimentos podem ser definidos como microrganismos ou produtos de seu metabolismo que, quando presentes em alimentos, podem dar indícios sobre a sua qualidade e a vida de prateleira.

B) Rápida e fácil detecção; serem prontamente distinguíveis da microbiota do alimento; não serem contaminantes naturais desse; aparecerem na presença do patogeno associado; estarem ausentes nos alimentos livres do patógeno.

C) Os coliformes totais pertencem a família EnteroBateriaceae. Fazem parte deste grupo deste grupo as bactérias do gênero Escherichia, CItrobacter, Klebsiella, Enterobacter, entre outras. São considerados bacilos Gram- Negativos, não fornecedores de esporos, capazes de promover a fermentação da lactose e produzir gás quando incubados a uma temperatura de 35 - 37°C pelo período de 48 horas.

Coliformes fecais são também conhecidos como “termotolerantes” por suportarem uma temperatura superior à 40°C, convivem em simbiose com humanos, bois, gatos, porcos e outros animais de sangue quente. São excretados em grande quantidade nas fezes e normalmente não causam doenças (quando estão no trato digestivo). Neste grupo está presente a bactéria gram-negativa Escherichia coli, e ao se ingerir alimentos por ela contaminados, os resultados desagradáveis (como uma gastrenterite, por exemplo) podem ser brandos ou desastrosos, dependendo do grau de contaminação.

Perguntas interessantes