História, perguntado por ketlin1703, 10 meses atrás

Atividade história 2° ciclos econômicos e sociedade no período colonial. Comente os ciclos econômicos do açúcar e do ouro. O que se trata e qual a importância colonial das “entradas e bandeiras”?

Soluções para a tarefa

Respondido por gersoncampos
1

Resposta:

O ciclo do açúcar foi escolhido para iniciar a produção colonial, pois era um produto muito procurado no mercado europeu e por sua raridade tinha um alto valor de mercado, outro fator era que as condições climáticas e o solo era ideal para o plantio.

A sociedade açucareira era composta:

Senhores de engenho: Eram os proprietários das terras, escravos e instalações.

Homens livres : pequeno grupo de trabalhadores assalariados ( feitor, mestre do açúcar, purgador, carpinteiro, etc)

Escravos: maior grupo em quantidade, eram comprados, vendidos e trocados como qualquer outra mercadoria.

MINERAÇÃO

Em 1693 abundantes jazidas de ouro foram descobertas na região hoje ocupada por Minas Gerais. Assim que a notícia se espalhou milhares de pessoas das mais variadas origens e condições sociais rumaram para região em busca de riquezas.

PRA ACRESCENTAR NO SEU TRABALHO

Os bandeirantes (paulistas) que descobriram a região e faziam reivindicações ao rei de Portugal o direito de explorar com exclusividade as aéreas mineradoras.

Os emboabas, apelido recebido pelos estrangeiros que em sua maioria era portugueses que vieram para região em busca de riquezas.

Rolou um conflito entre eles e aí então deu a guerra dos emboabas de 1707 a 1709.

As entradas era um imposto sobre as mercadorias que cruzavam os limites de entrada na região mineradora, era tipo uma nota fiscal, ICMS.

A SOCIEDADE mineradora era composta por:

Senhores de lavras : proprietários de grandes quantidade de datas, que faziam uso do trabalho escravo para extração do ouro.

Classe média urbana : comerciantes, ocupantes de ofícios relacionados ao processamento do ouro, funcionarios públicos, pequenos garimpeiros militares, padres, profissionais liberais e etc.

Homens pobres livres : considerados os '' desclassificados do ouro '' realizavam atividades como : capitão-do-mato, feitor trabalhadores da construção e os faiscadores '' pequenos garimpeiros '' que viviam no limiar da indigência e saiam em busca de riquezas por conta própria, normalmente eles trabalhavam em áreas já exploradas ou em locais que acreditavam ser promissor.

Escravos : constituíam a imensa maioria da população, trabalhavam nas lavras e quase sempre em péssimas condições.

Obs!! Capitação : taxa que os senhores de lavras tinham que pagar a coroa por cada um de seus escravos.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes