ATIVIDADE Garrafas de água e de refrigerante feitas de PET (polietileno tereftalato) precisam de até 400 anos para se decompor, um copo de plástico, por sua vez, permanece pelo menos 200 anos no ambiente. Hoje, além das garrafas PET, canudos, copos, pratos e talheres descartáveis estão entre as principais fontes de poluição por plásticos. Cidades e países ao redor do mundo estão proibindo ou dificultando o uso desses utensílios como forma de diminuir a poluição provocada pelo plástico. No entanto, sabe-se que esse tipo de política pública não elimina o problema do uso e da produção industrial do plástico, que tem um impacto maior do que o uso individual e doméstico no meio ambiente e, ao mesmo tempo, não resolve os problemas das políticas públicas de tratamento de lixo.
1 Liste argumentos a favor da proibição de utensílios e garrafas plásticas (uso individual e doméstico), dando exemplos de lugares onde essa e outras políticas públicas semelhantes deram certo.
2 Como essas ações podem ser implantadas em nível local?
3 Que outras propostas podem ser realizadas para diminuir o uso intensivo dos plásticos e do descarte e tratamento indevido desses materiais?
4 Utilizando ferramentas digitais (canva, word...) elabore um cartaz conscientizando a sociedade em diminuir ou não utilizar utensilios plásticos que provocam grandes impactos ambientais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A proibição poderia vir de ja estar cheio de plástico no mar, e na mata, isso é perceptível pelo tanto de acionistas que fazem projetos de limpeza do litoral e de áreas mais isoladas.
2- Além das multas, ja existentes, (isso é uma solução para a poluição) sim pode ser inplantado em nível local, se a população dos bairros se juntassem um dia no mês para limpar seu bairro recolhendo o lixo q não vai com o lixeiro, ja ajudaria. Poderia haver uma lei q obrigasse todas as empresas a fazer como a Coca faz, e ter garrafas retornáveis por um preço mais barato para girar a economia, assim não afetando (não tanto) na economia.
3- Também podemos criar um centro de recolhimento de plasticos como garrafas que recolhe, processa e revende para empresas, assim criando empregos e ajudando/influênciando a população a recolher as garrafas.
4 - fé, faço por um pix Hahahahahaha