atividade física como agente promotor de saúde
Soluções para a tarefa
A Educação Física tem conquistado cada vez mais espaço na área da saúde. Com os avanços nas pesquisas que tratam sobre os benefícios da atividade física na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e cardiopatias, os olhares dos gestores de Saúde tem se voltado para a Profissão como agentes promotores de hábitos saudáveis para a população. Isso é perceptível na inclusão do Profissional de Educação Física entre os 14 profissionais da área de saúde segundo a portaria 287, de agosto de 98, do Conselho Nacional de Saúde.
O aumento da conscientização da sociedade, gestores e Profissionais, somados aos resultados de pesquisas, fazem com que o interesse pela Educação Física como uma ferramenta de promoção de saúde conquiste espaço nas universidades e crie mais oportunidades de inserção mercadológica tanto no setor público, quanto no privado. Cada vez mais os currículos envolvendo saúde se fazem presentes nas cadeiras das escolas de Educação Física de todo país, incentivando a procura e desenvolvimento de pesquisas na área. E mais Profissionais têm interesse em buscar especializações para atuar em programas públicos como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Academia da Saúde – ambos projetos do Governo Federal. Isso é reflexo do reconhecimento da Profissão.
A Profissão está em alta, e um dos exemplos do crescimento da Educação Física dentro da área da saúde é a eleição de um Profissional de Educação Física para a Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná. O Profissional de Educação Física e Conselheiro do CREF9/PR, Marcelo Hagebock, foi eleito Presidente da Gestão 2017 do Conselho de saúde, após ocupar uma cadeira conquistada pelo CREF9/PR.
Para Hagebock, a eleição representa o reconhecimento da importância da Educação Física por diversos setores da sociedade. “O fato de hoje nós termos um Profissional de Educação Física como presidente de um Conselho Estadual de Saúde, no Estado do Paraná que sempre foi vanguarda nas ações de saúde, é uma gratificação muito grande para a Profissão. Isso demonstra abertura que a Educação Física tem em diversos segmentos da sociedade, do setor público, de algumas organizações não governamentais e lideranças na sociedade”.
Hagebock completa explicando que isso se dá pela atuação do Profissional na sociedade. “Hoje eu sou um dos representantes da Profissão. Mas o trabalho de todos os Profissionais têm gerado essa repercussão dentro da sociedade. Se nós temos esse reconhecimento, com certeza isso vai alavancar diversas outras atribuições da categoria dos Profissionais de Educação Física, nos inserindo cada vez mais na discussão e fiscalização das políticas públicas, buscando uma melhor intervenção em benefício da sociedade”.
Além de beneficiar a sociedade, a participação do Profissional de forma ética e qualificada traz melhorias para o sistema de saúde, reduzindo gastos no custo de manutenção e compra de medicamentos, e diminuindo as filas para o atendimento.