Atividade Exemplos de obras brasileiras de ballet:
Uirapuru
O Garatuja
Maracatu de Chico Rei
Salamanca do Jarau.
Exemplos de obras clássicas do ballet internacional:
A Bela Adormecida;
Sonhos de uma Noite de Verão;
O Quebra-Nozes;
O Lago dos Cisnes.
Escolher duas obras clássicas e fazer uma pesquisa: Escolha uma obra brasileira e uma obra internacional.
Soluções para a tarefa
Uirapuru - Trata-se de um obra inerente ao Ballet Stagium, que representa importante inovação para a cultura nacional, por apresentar grande questionamento à sociedade vigente, por meio das manifestações corporais. Esse tipo de ballet visa desenvolver o pensamento crítico nos indivíduos.
Sonhos de uma Noite de Verão - Trata-se de um ballet de repertório, que tem como característica a reprodução de uma história por intermédio da música, figurinos, cenário e movimentação corporal de bailarinos.
Resposta:
UIRAOURU: Uirapuru é um poema coreográfico de 1983 em um ato, concebido sobre argumento e música de Heitor Villa-Lobos. A história, extraída de lenda brasileira, enfoca o “índio feio” que anseia pelo amor da “índia bonita” imitando o canto do Uirapuru – deus do amor transformado em pássaro. Vale lembrar que a composição é uma das primeiras obras-primas de Villa-Lobos e dá início a uma linguagem orquestral própria. Com impressionante riqueza de detalhes. A partitura retrata o ambiente da selva brasileira e seus habitantes naturais – os índios.
O GARATUJA: Garatuja significa rabisco. A palavra virou nome de projeto social e nasceu para suprir a necessidade de transformar esses primeiros esboços em possibilidades artísticas e de desenvolvimento humano. Por iniciativa da bailarina Daniela Couto, há sete anos o Projeto Garatuja atua junto à comunidade de São Sebastião, desenvolvendo a arte da dança (balé clássico e dança contemporânea) para meninas entre 9 e 17 anos.
MARACATU DE CHICO REI: O “Maracatu de Chico Rei” é um bailado afro-brasileiro, com coro, que Francisco Mignone compôs em 1933, inspirado na lenda de Chico Rei, a qual se atribui a origem das festas de congado. Esse personagem, que aqui recebeu o nome de Chico, era o rei de uma tribo africana aprisionada e enviada ao Brasil onde seus componentes foram vendidos como escravos em Minas Gerais.
SALAMANCA DO JARAU: A lenda da 'Teiniaguá', também conhecida como Salamanca do Jarau é uma lenda gaúcha, que conta a história de uma princesa moura que se transforma em uma bruxa e que vem em uma urna de Salamanca, na Espanha para uma caverna no Cerro do Jarau, em Quaraí, no Rio Grande do Sul.