Filosofia, perguntado por WilkerQueiroz, 1 ano atrás

ATIVIDADE DISCURSIVA

Imagine que João é aluno surdo do 2º ano do ensino fundamental e sua professora se chama Isabel. Em virtude de ser usuário da Libras como primeira língua, João apresenta bastante influência desse sistema linguístico em sua escrita da língua portuguesa. Evidentemente, uma das funções da escola é respeitar a condição bilíngue do sujeito surdo, mas também é sua tarefa ensinar a língua portuguesa como segunda língua, ou seja, partir dos conhecimentos sobre a Libras (primeira língua do aluno surdo) para ensinar a modalidade escrita da língua portuguesa. Uma estratégia bastante útil é estabelecer correlações entre a organização da Libras e da língua portuguesa, indicando ao aluno como é o funcionamento da Libras e sua diferença ou semelhança com o funcionamento da língua portuguesa. Dito isso considere o bilhete abaixo, escrito por João.



Isabel é meu professora lindo, magra, legal.

Hoje eu com professora Isabel casa estudar aprender o que?

Ass. João



Como uma intervenção na escrita de João, a professora Isabel irá praticar uma reescrita do bilhete junto com seu aluno, passando seu texto para a estrutura da língua portuguesa. Considerando seus conhecimentos adquiridos nas unidades 3 e 4, identifique quais itens a professora Isabel pode destacar nessa reescrita, e como ela pode justificar a correção comparando a Libras e a língua portuguesa?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannisantana03
9
Olá,

Dentre todos os aspectos da língua Libras e suas regras, destacarei a sequência ou a ordem de escrever frases, que seria SOV, OSV que indicam exatamente a maneira na qual João estruturou sua frase. Na língua portuguesa a mais utilizada é a SVO, ou Sujeito Verbo e Complemento. Desta forma, para o João aprender de forma diferente da sua língua principal, ele terá que exercitar esta habilidade e a única maneira de fazer isso é repetindo frases e criando frases na estrutura básica.

A frase dele ficaria: "Hoje, Eu e a professora Isabel vamos para casa estudar e aprender o que?" basicamente. E claramente vemos a estrutura apresentada, primeiro o sujeito "Eu e a professora Isabel" depois o verbo principal "vamos" e o complemento "para casa estudar e aprender o que?". Enfim, para aprender corretamente a língua, João terá que se habituar em escrever em diferentes estruturas sintáticas.
Perguntas interessantes