Ed. Técnica, perguntado por cibellyriane8366, 10 meses atrás

ATIVIDADE DISCURSIVA

Assistimos, praticamente todos os dias na televisão a mesma noticia, ou seja, empresas passando por delicada situação financeira, dispensando funcionários, outras promovendo as férias coletivas e até mesmo empresas fechando as suas portas. Se olharmos para o cenário nacional, certamente iremos ver um cenário turbulento, repleto de oscilações de mercado, um vai e vem que deixam os empresários completamente em dúvida a continuidade da empresa.

Podemos voltar nossos olhares para a crise financeira mundial em 2011 com os países da Europa, preços de combustíveis e principalmente más gestões que refletiram as dificuldades financeiras do ano referido acima. Várias organizações de renome como a American Airlines e a montadora sueca Saab, recorreram à lei de falências. No Brasil não foi diferente, tendo como exemplo o Banco Pan-americano, após reportar dividas de 2,5 bilhões. Este anunciou que o Grupo Silvio Santos, a empresa

Soluções para a tarefa

Respondido por leomarinho99
10

De acordo com Ornelas (2011), a perícia contábil de uma forma abrangente vem trazer a tona os direitos essenciais das pessoas, o direito do contraditório e da ampla defesa.

Têm-se a necessidade de uma pericia contábil quando se manifestam imperfeições e inadequações, algumas razões são métodos imperfeitos, os sistemas não adequados, a administração (MAGALHÃS, 2009).

O procedimento adotado seria montar um checklist contento toda a documentação necessária para perícia do caso relatado.  

De acordo com Ornelas (2011), abaixo os mesmos sintetizados:

• Livros contábeis e fiscais;

• Declarações de rendimento de pessoa jurídica;

• Contrato social e alterações posteriores;

• Cópia do razão contábil;

• Os bens destinados a exploração da atividade;

• Os valores mobiliários, matéria prima, bens destinados a avaliação;

• Valor de ações e renda fixa;

• Créditos a receber;

• Impugnações;

• Extratos bancários etc.

 

Com todas as informações elaborar o registro e posteriormente um laudo para apresentar todas as provas que levaram a empresa a tal situação.


Respondido por samuelalvesrosa2
11

Levando em consideração alguns pontos destacados no texto e, claro, a situação econômica financeira do país, onde muitas empresas tem sido obrigadas a fechar as portas, devido a péssima gestão dos governantes eleitos, como Perito Contábil, eu solicitaria a documentação Contábil dos atos e fatos praticados pela administração geral da empresa, compreendendo todos os documentos, papeis, registros, livros e outras peças que compõem ou apoiam a escrituração contábil da empresa. Com esta documentação em mãos, apontaria os principais pontos que iniciaram a dificuldade administrativa e financeira da empresa, e assim emitiria um laudo para análise e tomada de decisões dos gestores.  

É bom ressaltar, que a situação do país é um ponto crucial para que as empresas cheguem a uma situação de calamidade financeira, e isso até dificulta o trabalho do perito em apontar suas falhas, quando que o governo não consegue exercer com excelência, eficácia e efetividade, o seu papel de gestor do País.


Perguntas interessantes