ATIVIDADE DISCURSIVA
As primeiras pesquisas que dão origem ao campo psicomotor correspondem a um enfoque eminentemente neurológico.
A figura de Dupré, neuropsiquiatra, em 1909, é de fundamenta importância para o âmbito psicomotor, já que é ele quem afirma a independência da debilidade motora (antecedente do sintoma psicomotor) de um possível correlato neurológico.
Em 1925, Henry Wallon, médico e psicólogo, ocupou-se do movimento humano dando-lhe uma categoria única como instrumento na construção do psiquismo. Esta diferença permite a Wallon relacionar o movimento ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo.
Em 1935, Edouard Guilmain, neurologista, desenvolveu um exame psicomotor para fins de diagnóstico, de indicação da terapêutica e de prognóstico. Em 1947, Julian de Ajuriaguerra, psiquiatra, redefiniu o conceito de debilidade motora, considerando-a como uma síndrome com suas próprias particularidades. É ele quem delimitou com clareza os transtornos psicomotores que oscilam entre o neurológico e o psiquiátrico. Com estas novas contribuições, a psicomotricidade diferencia-se de outras disciplinas, adquirindo sua própria especificidade e autonomia.
Na década de 70, diferentes autores definem a psicomotricidade como uma motricidade de relação. Começa então, a ser delimitada uma diferença entre uma postura reeducativa e uma terapêutica que, ao despreocupar-se da técnica instrumentalista e ao ocupar - se do "corpo de um sujeito" vai dando progressivamente, maior importância à relação, à afetividade e ao emocional. Para o psicomotricista, a criança constitui sua unidade a partir das interações com o mundo externo e nas ações do outro (mãe e substitutos) sobre ela.
Baseado no contexto psicomotor, defina a debilidade motora e seus dois principais tipos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
procure no yahho la tem moço eu vi
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás