Química, perguntado por iamcamis, 1 ano atrás


ATIVIDADE DISCURSIVA
A química orgânica é de importância vital para as indústrias petroquímica, farmacêutica, têxtil e de cosméticos, por exemplo, onde a principal preocupação é a síntese de novas moléculas orgânicas e polímeros. São várias as maneiras em que a química orgânica está presente em nossas vidas diárias. Mas, vamos nos concentrar em como os produtos químicos orgânicos têm sido utilizados para a produção de várias substâncias que são utilizadas em nossos corpos, conhecidos como cosméticos.

De acordo com a Química Orgânica e com a divulgação pela mídia, compare as definições da expressão “compostos ou produtos orgânicos”

Soluções para a tarefa

Respondido por annakitten92
19

Os compostos ou moléculas orgânicas são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogênio, e muitas vezes com oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, boro, halogênios e outros. No ano de 1770, o químico sueco Torbern Bergman definiu que os compostos orgânicos eram aqueles que poderia ser obtidos a partir de organismos vivos.

Características gerais dos compostos orgânicos

 

Pontos de fusão e de ebulição – nos compostos orgânicos, os pontos de fusão e de ebulição, em geral, são mais baixos do que nas substâncias inorgânicas. Isso ocorre porque as ligações entre as moléculas dos compostos orgânicos são mais fracas, o que faz com que elas se rompam com mais facilidade.

Polaridade – as substâncias orgânicas são unidas predominantemente por ligações covalentes, que ocorrem com mais frequência entre os átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio da cadeia. Quando as moléculas desses compostos são formadas apenas por carbono ou por carbono e hidrogênio, eles são apolares, porém, quando existem outros elementos químicos além de carbono e hidrogênio, as moléculas tendem a apresentar alguma polaridade.

Solubilidade – devido à diferença de polaridade, as substâncias orgânicas apolares são praticamente insolúveis em água (polar), mas solúveis em outros solventes orgânicos. Já os compostos orgânicos polares tendem a se dissolver em água, como corre com o álcool, o açúcar, a acetona, entre outros.

Combustibilidade – grande parte dos compostos orgânicos podem sofrer combustão (queima), como é o caso da gasolina e outros combustíveis usados em automóveis, do butano presente no gás de cozinha, da parafina da vela, etc.

                           

Os compostos orgânicos podem ser divididos em dois grandes grupos:  

Compostos orgânicos naturais – são aqueles produzidos pelos seres vivos, como, por exemplo, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos (DNA e RNA), vitaminas, petróleo, gás natural, metano, entre outros.

Compostos orgânicos sintéticos – são aqueles sintetizados artificialmente por indústrias químicas e laboratórios, como plástico, gasolina, medicamentos, fibras têxteis, corantes, borracha sintética, silicone, inseticidas, adoçantes artificiais, etc.



Perguntas interessantes