Atividade Discursiva 2
ED Educação Ambiental
Tema transposição do rio São Francisco e seus impactos ambientais e sociais
Questão 1
texto base:
leia o texto abaixo,adaptado do artigo Transposição do rio São Francisco análise de oportunidade de projeto
Ao longo do século XX foram criados órgãos para lidar com a questão da África programadas foram elaborados e obras e com executados entretanto regra geral os resultados ficaram aqui ainda expectativas e a vida pouco mudou no semiárido o quadro resultante da combinação da incapacidade do poder público de alterar substancialmente a situação do semiárido (Uma vez que a situação não dependia exclusivamente do seu controle), E do outro lado os interesses clientelistas de grupos políticos locais que se beneficiavam dos problemas e obras do governo para minorar os efeitos da seca(...)
Questão 2
texto base:
análise o texto abaixo retirado de matéria publicada pelo site uol notícias em 10/3/2017
Questão 3
texto base:
leia as manchetes abaixo:
Ministério Público do Trabalho recomenda paralisação de obra em túnel da transposição do rio São Francisco
MPF aponta risco em açudes que receberam águas da transposição na Paraíba
Soluções para a tarefa
Atividade
Discursiva 2
ED Educação Ambiental
Tema transposição do rio São Francisco e seus impactos ambientais e sociais
Questão 1
texto base:
leia o texto abaixo, adaptado do artigo Transposição do rio São Francisco
análise de oportunidade de projeto
Ao longo do século XX foram criados órgãos para lidar com a questão da África
programada foram elaborados e obras e com executados, entretanto regra geral os
resultados ficaram aqui ainda expectativas e a vida pouco mudou no semiárido o
quadro resultante da combinação da incapacidade do poder público de alterar
substancialmente a situação do semiárido (Uma vez que a situação não dependia
exclusivamente do seu controle), E do outro lado os interesses clientelistas de
grupos políticos locais que se beneficiavam dos problemas e obras do governo
para minorar os efeitos da seca (...).
Resposta
O projeto de transposição do Rio São Francisco e projeto antigo. Tem registro de uma proposta assim em 1858, quando se mencionou um desvio que levaria água do Rio São Francisco para o rio Jaguaribe, no Ceará. No decorrer dos anos todas às vezes que o tema foi colocado em pauta causava polêmica, visto que os estados de Minas Gerais e Bahia (que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio São Francisco) sentiam-se prejudicados e apontavam os pontos negativos do projeto. Porém, no início dos anos 80 a transposição começa a ganhar fôlego. Uma época de migração crescente dos atingidos pela seca corria em busca de nova vida no centro-sul. Mesmo assim o projeto ainda tem carecia de informações técnicas. Apenas nesse século que as diferenças foram deixadas de lado e o projeto saiu do papel. O governo federal assumiu as diretrizes, e o Rio da Integração Nacional, começou a levar águas para mais terras no nordeste.
Questão 2texto base:
análise o texto abaixo retirado de matéria publicada pelo site Uol notícias em 10/3/2017 Resposta A transposição do rio São Francisco sempre foi polemica, pois e um processo já antigo onde foi por varias vezes colocado em pauta e logo esquecido já que na maioria das vezes as partes envolvidas se sentiam se prejudicadas a responsabilidade social dos envolvidos foram tirados dos seus de suas terras e dos seus domicílios com indenizações muito abaixo do que eram para receber sendo ouve muitos prejudicados dentre eles os índios foram tirados de suas terras. Questão 3
texto base:
leia as manchetes abaixo:
Ministério Público do Trabalho recomenda paralisação de obra em túnel da transposição do rio São Francisco
MPF aponta risco em açudes que receberam águas da transposição na Paraíba Resposta Com dois acidentes no mesmo ano, que foi apurado não se pode afirmar que foi um episodio. Mas também não estou afirmando que existam falhas incorrigíveis e que haverá um grande desastre. Mas e possível se recomendar prudência. São necessário que o ministério adote medidas de regularização, porque existem irregularidades. Há ainda outros problemas apontados pelo MPF (MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL), como a ausências de planos de segurança e de plano de ação em caso de emergência para todas as barragens da transposição localizadas na Paraíba.