Atividade de revisão – ciências
1 – O que é imunidade?
2 – O que é vacina?
3 – O que é anticorpo?
4 – O que é antígeno?
5 – Como atua a vacina?
6 – O que é imunidade de grupo?
7 – Quais são os seres que fazem parte do reino protista?
8 – O que é um ser autótrofo?
9 – O que é um ser heterótrofo?
10 – O que são os pseudópodes nas amebas?
11 – Descreva a bipartição.
12 – Caracterize a toxoplasmose.
13 – Caracterize a doença de chagas.
14 – Caracterize a malária.
15 – O que são algas?
16 – O que são hifas?
17 – O que são micélios?
18 – O que é corpo de frutificação em um cogumelo?
19 – Identifique 4 cogumelos que são comestíveis.
20 – Descreva duas importâncias dos fungos.
21 – Como ocorre a reprodução dos fungos?
22 – O que são liquens e micorrizas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.imunidade é definida como a capacidade de resistir a um agente causador de doença.
2.Uma vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular.
3.Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo
4.Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos
5.As vacinas são utilizadas para induzir imunidade a vírus e bactérias causadores de algumas doenças, já que estimula o organismo a produzir anticorpos contra essas doenças.
6.Imunidade de grupo ou efeito rebanho são expressões usadas na infectologia que fazem referência aos benefícios da aplicação de vacinas recebidos por pessoas que não as tomaram
7.Reino dos seres vivos que possuem organização celular simples. O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos.
8.O ser autotrófico é capaz de produzir seu próprio alimento, diferentemente do ser heterotrófico. ... O principal processo para obtenção de alimento por seres autotróficos é a fotossíntese.
9.A nutrição heterotrófica é aquela em que o ser vivo necessita de obter matéria orgânica do meio externo, ou seja, não é capaz de produzi-la. Nesse caso, esses seres precisarão se alimentar de outro ser vivo. São exemplos de seres heterotróficos todos os animais, fungos, algumas bactérias e alguns protozoários.
10.Os pseudópodes são estruturas utilizadas para capturar alimentos e no grupo dos bentônicos (que vivem no substrato) também servem para a locomoção: o movimento amebóide.
11.Este tipo de reprodução é o processo em que uma célula se divide em duas, por mitose, e origina duas células geneticamente idênticas. Ex.: Protozoários e bactérias
12.Toxoplasmose, ou “Doença do Gato”, (CID 10 B58. 8) é uma doença infecciosa causada pelo protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Pode causar sintomas semelhantes aos da gripe em algumas pessoas e até infectar o cérebro.
13.É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto "barbeiro". O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas
14.A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma
15.Alga é o nome comum de um diversificado agrupamento polifilético de organismos fotossintéticos cujo ciclo de vida se completa geralmente em meio aquático, embora algumas espécies habitem no solo, sobre superfícies expostas à luz solar ou sejam fotobiontes em fungos liquenizados.
16.As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.
17.Micélio é a parte vegetativa de um fungo ou colônia bacteriana, que consiste de uma massa de ramificação formada por um conjunto de hifas emaranhadas. É também responsável por carregar nutrientes até onde o fungo necessita e faz processos de simbiose com algumas espécies.
18.Os fungos pluricelulares são constituídos pelos corpos de frutificação, que correspondem à parte visível do cogumelo, responsável pela reprodução do fungo e o micélio que são vários filamentos, em que cada um é denominado de hifa. As hifas podem ser cenocíticas, possuem um citoplasma plurinucleado
19.as principais espécies de cogumelos comestíveis cultivadas no Brasil são: Champignon de Paris (A. bisporus), Shitake (L. edodes) e Shimeji (Pleurotus spp).
20.Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.
21.Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.
22.Os líquens é uma associação entre bactérias (cianobactérias) ou algas (clorófitas). As micorrizas formam-se quando as hifas de um fungo invadem as raízes de uma planta. As hifas vão auxiliar as raízes da planta na função de absorção de agua.
(Coloca como melhor resposta por favor)