Atividade de Recuperação de História
CIÊNCIA E O IMPERIALISMO
A teoria elaborada por Charles Darwin, conhecida por darwinismo trouxe uma perspectiva biológica diferente sobre a humanidade. Sua teoria natural serviu de fundamento para o darwinismo social que foi usado como justificativa para o Imperialismo ocorrido entre os séculos XIX e XX. O darwinismo social elaborado por Herbert Spencer afirmava que os seres humanos eram biologicamente e socialmente desiguais, e que “os mais aptos sobrevivem”, existindo seres humanos em estágios primitivos (inferiores), e outros em estágios avançados (superiores). Os pressupostos do darwinismo social foram usados como justificativas para que as potências imperialistas dominassem os territórios e populações na Ásia e na África; Uma dessas justificativas ficou conhecida como Missão Civilizadora, isto é, o europeu estava imbuído de levar a civilização (indústria e cultura europeia) aos povos “inferiores”. A linha poligenista dos primeiros estudos antropológicos e seus resultados, serviram às potências imperialistas como justificativa para o domínio sobre os povos africanos e asiáticos, na dita Missão Civilizadora, isto é, o europeu classificado como “superior” estava imbuído de levar o progresso aos povos denominados “inferiores”. A dominação de potências industrializadas sobre territórios na África e Ásia entre fins do século XIX e início do século XX, principalmente por países europeus recebeu o nome de Imperialismo; As potências imperialistas, visando um domínio intercontinental sem que houvesse conflitos com outros países imperialistas, realizaram, em 1885, a Conferência de Berlim. O principal objetivo da reunião dos líderes imperialistas, era “dividir” o continente africano, bem como, estabelecer as regras de tal dominação.
Depois de ler com atenção o texto de apoio, marque um x nas alternativas corretas:
1) O darwinismo social foi usado para justificar qual fato histórico:
a) Iluminismo
b) Imperialismo
c) Revolução Industrial
d) Romantismo
2) O darwinismo social elaborado por Herbert Spencer afirmava que os seres humanos eram biologicamente e socialmente desiguais, e que “os mais aptos sobrevivem”, ou seja, ele dividia os seres humanos em dois estágios. De acordo com o texto, quais eram?
a) Primitivos (Inferiores) e Avançados (Superiores).
b) Inteligentes e leigos.
c) Desenvolvidos e subdesenvolvidos.
d) Trabalhadores e desempregados.
3) Uma das justificativas dos países imperialistas de explorar os Continentes Asiático e Africano, ficou conhecida como Missão Civilizadora, isto é, o europeu estava imbuído de levar a civilização (indústria e cultura europeia) aos povos:
a) Superiores.
b) Inferiores
c) Trabalhadores.
d) Honestos.
4) As potências imperialistas, visando um domínio intercontinental sem que houvesse conflitos com outros países imperialistas, realizaram, em 1885:
a) Tratado de Versalhes.
b) Tratado de Tordesilhas.
c) Conferência das Nações Unidas
d) Conferência de Berlim.
5) O principal objetivo da reunião dos líderes imperialistas era:
a) Unir o Continente Africano.
b) Investir na Educação Africana.
c) Dividir o Continente Africano.
d) Enriquecer o Continente Africano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra B
A doutrina do Darwinismo Social, que considerava algumas “raças” inferiores e menos sofisticadas que outras, serviu de base para a ideologia imperialista europeia de fins do século XIX e início do século XX. As potências europeias lançaram-se à colonização dos continentes africano e asiático valendo-se do argumento de que levariam a “civilização” e o “progresso”, sobretudo tecnológico, a tais continentes.
Perguntas interessantes