Português, perguntado por Giovanna555556666, 3 meses atrás

Atividade de português
Leia a carta pessoal a seguir:

Rio, 18, Fevereiro, 1946

Caríssimo Portinari:

A sua carta chegou muito atrasada, e receio que esta resposta já não o ache fixando na tela a nossa pobre gente da roça. Não há trabalho mais digno, penso eu. Dizem que somos pessimistas e exibimos deformações; contudo as deformações e miséria existem fora da arte e são cultivadas pelos que nos censuram.

O que às vezes pergunto a mim mesmo, com angústia, Portinari, é isto: se elas desaparecessem, poderíamos continuar a trabalhar? Desejamos realmente que elas desapareçam ou seremos também uns exploradores, tão perversos como os outros, quando expomos desgraças? Dos quadros que você mostrou quando almocei no Cosme Velho pela última vez, o que mais me comoveu foi aquela mãe com a criança morta. Saí de sua casa com um pensamento horrível: numa sociedade sem classes e sem miséria seria possível fazer-se aquilo? Numa vida tranquila e feliz que espécie de arte surgiria?

Chego a pensar que faríamos cromos, anjinhos cor de rosa, e isto me horroriza.

Felizmente a dor existirá sempre, a nossa velha amiga, nada a suprimirá. E seríamos ingratos se desejássemos a supressão dela, não lhe parece? Veja como os nossos ricaços em geral são burros.

Julgo naturalmente que seria bom enforcá-los, mas se isto nos trouxesse tranquilidade e felicidade, eu ficaria bem desgostoso, porque não nascemos para tal sensaboria. O meu desejo é que, eliminados os ricos de qualquer modo e os sofrimentos causados por eles, venham novos sofrimentos, pois sem isto não temos arte.

E adeus, meu grande Portinari. Muitos abraços para você e para Maria.



Graciliano

{Minha professora,Pediu pra gente fazer uma carta desse formato, Pode ser pra qualquer pessoa porém não sei fazer, queria tipo um "exemplo" De como eu iria fazer . (Ajudem)}​

Soluções para a tarefa

Respondido por placentiliana
1

Resposta:

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2022

Caro amigo João

Hoje, resolvi escrever para saber de você, pois faz tempo que não tenho notícias suas.

Ainda está trabalhando naquela indústria?

Depois dessa pandemia de Covid 19, muita coisa mudou,e está cada dia mais difícil a sobrevivência para a classe média e pobre em nosso país.

Meu pai aposentou e fico até com pena dele, pois fica muito em casa, com medo da doença que ainda continua, em menor escala, mas resiste. Ainda morrem pessoas.

Na verdade, ele vem de uma geração que viveu melhor que a nossa, apesar de todo o avanço da tecnologia. Ele sente a falta de liberdade pelas doenças, insegurança pela bandidagem solta, etc

Desejo que esteja bem, na medida do possível, juntamente com os seus.

Dê notícias, amigo, e tomara que as coisas melhorem para todos nós.

Explicação:

Perguntas interessantes