Saúde, perguntado por OBigDu, 6 meses atrás

Atividade de hoje,
Realizar uma pesquisa dos seguintes
assuntos:





Condutividade


Carbono orgânico total (Tota lorganic carbon – TOC)
Contaminantes microbiológicos
Osmose reversa

Soluções para a tarefa

Respondido por estrelasabrina87
1

Resposta:

CONDUTIVIDADE

Condutividade é uma propriedade microscópica dos materiais que corresponde ao inverso da resistividade (ρ). Uma alta condutividade em um material indica grande capacidade de transportar cargas elétricas com facilidade, mediante a aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos. A unidade de medida da condutividade é o siemens por metro (S/m), que corresponde a Ω-1.m-1. Materiais como metais e soluções iônicas geralmente apresentam medidas elevadas de condutividade, graças à presença de uma grande quantidade de elétrons livres nesses meios.

O carbono orgânico total, COT, é uma expressão que denomina toda a matéria orgânica presente em uma amostra. Essa medida é realizada em diferentes áreas de pesquisa, tanto ambiental como industrial, com diferentes objetivos. Concomitantemente a esse dado, outros parâmetros geoquímicos podem ser compilados, como a análise de enxofre e o carbono inorgânico.

A contaminação dos alimentos é dada pela presença de qualquer material estranho no alimento, e pode ser classificada de três maneiras:

1. Contaminação física: presença de corpos estranhos aos alimentos, como pedaços de pedra, madeira, cabelo, fragmentos de insetos.

2. Contaminação química: presença de compostos químicos estranhos, como, inseticidas, detergentes, resíduos químicos de produtos sanitizantes, metais pesados, medicamentos, corantes e aditivos não autorizados; ou presença de toxinas produzidas por microrganismos.

3. Contaminação biológica: presença de microrganismos patogênicos como bactérias, parasitas, vírus, bolores e leveduras.

Na cadeia de lacticínios, desde a obtenção do leite até o consumo do produto lácteo pronto, os surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) estão sempre associados a uma dessas fontes contaminantes.

A rastreabilidade pode ser feita por softwares ou por registros físicos. Independente da sistemática adotada pela empresa, o importante é que as informações coletadas sejam representativas e de qualidade, para que, se houver necessidade, se

possa realizar um recall adequado e com custos reduzidos.

Em laticínios que produzem leite UHT, por exemplo, os processos de rastreabilidade iniciam com o cadastro dos produtores, sendo que a indústria é responsável por repassar esses dados também ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A legislação também estabelece que a indústria deve manter formalizado o Programa de Coleta a Granel, no qual consta os dados de cada fazenda (nome do produtor, volume de leite produzido, capacidade do refrigerador, horário e frequência da coleta); a rota da linha granelizada; e o programa de controle de qualidade da matéria-prima.

OSMOSE REVERSA?

Um sistema para filtragem de água a osmose é um fenômeno natural que ocorre quando duas soluções, de concentrações diferentes são separadas por uma membrana semi-permeável, ou seja, permeável para solventes e impermeável para solutos. Haverá naturalmente, o fluxo de água até que o equilíbrio osmótico seja atingido. A osmose reversa nada mais é do que a inversão desse sentido de fluxo, mediante a aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural. Neste caso, a membrana permitirá apenas a passagem de solvente (água), retendo os solutos (sais dissolvidos e contaminantes). A água obtida pelo processo de osmose reversa resulta em uma água ultra pura por um processo de comprovada confiabilidade.4 São sistemas que promovem a desmineralização da água. Forçam a passagem da água através de uma membrana semipermeável, evitando a presença de outros materiais como íons de metais pesados dissolvidos. A redução da quantidade de minerais existentes na água utilizada em autoclaves faz com esses equipamentos fiquem menos expostos à corrosão e incrustações. Já os instrumentais e campos cirúrgicos esterilizados com água tratada por osmose reversa são mais limpos e menos sujeito a manchas.

Perguntas interessantes