Filosofia, perguntado por GabrielHeller71, 8 meses atrás

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

1.Por que a República brasileira e representada pela figura de uma mulher.
2.Qual foi a participação das mulheres e dos negros na proclamação da República no Brasil.Justifique a sua resposta.
3.Depois da proclamação da República quem passou a ter direito de voto no Brasil.
4.Explique o por que os primeiros anos da República no Brasil ficaram conhecidos como República da Espada.
5.Descreva o que determinava a constituição de 1891.​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariainesbarthe191
6

Resposta:

1)A figura feminina já era utilizada na França desde a Revolução Francesa. Explicação abaixo

2)A Proclamação da República foi resultado de um golpe militar que derrubou a monarquia brasileira, que se enfraqueceu a partir do momento em que esse regime perdeu o apoio das elites econômicas do país. Isso aconteceu, principalmente, pela insatisfação de dois grupos muito importantes naquele momento: o Exército e a elite cafeeira paulista.

Explicação abaixo

3)Deputados e senadores das câmaras do Império

Explicação abaixo

4)A República da Espada é como conhecemos os cinco primeiros anos da república no Brasil.

Explicação abaixo

5)A criação de três poderes

Explicação abaixo

Explicação:

1)Antes, a monarquia era representada pela figura masculina do Rei, porém com a proclamação da República essa figura tinha que ser substituída por um novo símbolo, assim começou-se a adotar a imagem da mulher.

2) No caso do Exército, essa insatisfação vinha desde a Guerra do Paraguai. Os militares consideravam-se humilhados pela monarquia e exigiam melhorias salariais e no sistema de promoção de carreira. Além disso, não pode ser esquecida a influência dos ideais positivistas, que difundiam o republicanismo no seio do exército.

Já no caso da elite cafeeira paulista, é importante mencionar que essa classe havia aderido há tempos os ideais republicanos. Uma prova disso foi a criação do Partido Republicano Paulista na década de 1870. Quando a conspiração contra a monarquia tomou força, a elite cafeeira não colocou nenhuma resistência para a mudança de regime.

3)Até 1821, o voto se dava apenas no âmbito municipal, não existiam partidos políticos, o voto era aberto e as eleições contavam apenas com a participação de homens livres. Eram também marcadas por fraudes. A principal curiosidade do voto no período colonial é que homens livres analfabetos podiam votar.

Já na fase imperial, era possível eleger deputados e senadores das câmaras do Império. Semelhante ao período colonial, as fraudes eleitorais eram frequentes, com o uso de mecanismos como o voto por procuração, no qual o eleitor transferia seu direito de voto para outra pessoa, ou o uso de título de eleitor falso. O voto nessa época era censitário, isto é, apenas uma parcela da população tinha direito ao sufrágio.

4)É chamada assim porque os dois primeiros presidentes brasileiros foram militares. Ela marcou a consolidação da república brasileira, uma vez que inúmeras questões estavam em disputa no país.

5)Executivo, Legislativo e Judiciário ficando extinto o Poder Moderador; A separação entre o Estado e a Igreja Católica. ... A criação do Poder Legislativo bicameral

Espero ter ajudado ;)


GabrielHeller71: vlw
mariainesbarthe191: Espero te-lô ajudado :)
Perguntas interessantes