Atividade de Filosofia:
PÁG. 327 A 339.
1) As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade e que ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre normas morais e jurídicas. Assinale a alternativa correspondente a uma norma jurídica.
a) São seguidas a partir das convicções de cada pessoa e do grupo social ao qual ela pertence.
b) Não se traduz em um código formal.
c) É mais ampla, abrangendo diversos aspectos da vida humana.
d) Costuma ser regido pelo princípio de que tudo é permitido, exceto aquilo que a lei expressamente proíbe.
2) Alguns filósofos vinculam moral e liberdade, bem como liberdade e responsabilidade. Dessa forma surge às seguintes dúvidas: " Mas somos realmente livres para decidir? ", " E, se somos, que liberdade é essa ". Assinale a alternativa correspondente a resposta dada pelos filósofos que defendem a liberdade.
a) A liberdade não existe, pois o ser humano seria sempre determinado por sua natureza biológica ou por sua natureza histórico-social.
b) Não faz sentido jpensar em uma liberdade absoluta nem em uma negação absoluta da liberdade.
c) As ações individuais seriam causadas e determinadas por fatores naturais ou constrangimentos sociais, e a liberdade seria apenas uma ilusão.
d) Apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atuam sobre cada indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode escolher por si mesmo sua ação.
3) Qual a teoria defende a ideia de que desde o nascimento o ser humano passa por um processo de desenvolvimento intelectual, afetivo e moral?
a) Teoria Cognitiva.
b) Teoria Moral.
c) Teoria Ética.
d) Teoria Determinista.
4) Como é chamada a ética criada por Aristóteles, na qual a virtude consistiria em procurar o ponto de equilíbrio entre o excesso e a deficiência?
a) Ética autônoma.
b) Ética filosófica.
c) Ética do meio- termo.
d) Ética do Indivíduo coconcreto.
5) Por que realizamos atos contrários ao dever e, portanto, contrários à razão? Segundo um filósofo alemão, é porque nossa vontade é também afetada pelas inclinações ( que são os desejos, as paixões, os medos, etc.), e não apenas pela razão. Por isso ele afirma que devemos educar a vontade para alcançar a "boa vontade", que seria aquela guiada unicamente pela razão. Quem é o filósofo que fez essa afirmação?
a) Hegel
b) Kant
c) Heidegger
d) Nietzsche
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a resposta da 5 é a letra B) Kant
Perguntas interessantes