Atividade de Campo
Verificamos a importância da investigação da realidade para o estabelecimento de um diagnóstico adequado por parte do professor.
Agora, considere a seguinte situação:
Gabriela é uma professora iniciante na Educação Infantil e irá trabalhar com crianças na faixa etária de 5 anos. Começou a atuar no meio do mês de abril, após a saída inesperada da professora titular. Não conhece a turma, pois era professora auxiliar dos bebês, e teve que assumir a sala rapidamente. Indique de que forma a professora Gabriela deverá atuar para conhecer quem são seus alunos. É importante ressaltar que este conhecimento perpassa os dados básicos que são de conhecimento de todos na Escola, a professora deve buscar saber quais são os conhecimentos prévios de seus alunos, seu nível de maturidade emocional e cognitiva. Descreva, a partir da teoria estudada como a professora poderá, na prática, fazer este diagnóstico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conhecer o aluno deve fazer parte da sua prática educativa da escola, respeitando as diferenças e o limite de cada um, baseando-se na generosidade e afetividade. O professor deve atuar de forma que leve o educando a pensar, criticar e gerar dúvidas para a produção do conhecimento.
O professor deve conhecer os seus alunos: “antes de qualquer estímulo que sirva para detectar as condições de prontidão da criança, nada melhor do que conhecê-la. E para tal, uma forma agradável de iniciar o contato seria oferecer oportunidades para a criança falar de si mesma. E antes de conhecer, primeiramente deve gostar de seus alunos, gostar de seu ofício. Ensinar não deve ser meramente uma profissão e sim uma vocação, do qual o professor se orgulhe do que faz.
A didática parte do espírito do professor. O método da didática define o aprendizado do aluno, pois a educação é intencional. Deste modo, o professor deixa sempre uma marca ao aluno
A didática é a prática pedagógica do qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, como já foi dito, o professor conhece seus alunos. E o processo de conhecimento se dá no diálogo.
O professor deve aprender rapidamente o nome dos alunos que é uma forma básica de aproximação entre os dois: pesquisas indicam que as crianças desenvolvem atitudes mais positivas quando a relação com os professores é mais calorosa. Se ao contrário é marcada pela distância, pela frieza, os alunos vão reagir através da oposição aberta à aula ou ao professor
Professor e aluno aprendem juntos. O diálogo é de suma importância para esta interação. Deve haver colaboração de ambos, a união numa base empática. Neste diálogo se diverge a honestidade, do qual se entrará em um clima de confiança. Favorecer este diálogo é algo que não ocorre de maneira espontânea, pois, o professor deve ter um conhecimento atento de sua turma. A interação em sala de aula é um dos aspectos que contam para o bom desenvolvimento da aprendizagem.
Explicação:
É importante que a educadora nesse processo entenda o aluno, não apenas sobre suas questões dentro do ambiente escolar, mas analise através de reuniões com os pais, possíveis problemas que venham a prejudicar seu desempenho na escola, sendo essa uma forma de estabelecer um relatório pensando em formas de tornar efetiva a prática educativa.
A importância da didática no aprendizado:
Assim, a didática está ligada a pedagogia, onde seu principal foco é a prática do ensino através de estratégias que possibilitem um melhor entendimento do que foi desenvolvido em sala de aula.
Por isso, falar em seu conceito no caso apresentado é estar atento a formação de professores, que devem cumprir adequadamente com suas funções e atuar como pilares na formação social.
Mais sobre a realidade escolar:
https://brainly.com.br/tarefa/16802760