Atividade de Artes?????
Soluções para a tarefa
Resposta:
Romantismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa no século XVIII e atingiu o seu ápice no século XIX. Esse movimento influenciou as pinturas, a literatura, a arquitetura e a música. No Brasil, exaltou a beleza da fauna e da flora local e representou os indígenas de forma heroica em uma de suas fases.
Conheça o Romantismo, uma Escola Literária muito importante que surgiu no século XVIII. Nesse artigo iremos falar:
O que foi o Romantismo;
O contexto histórico desse movimento;
As principais características;
As gerações do Romantismo;
Como foi o Romantismo no Brasil.
As Escolas Literárias são temas bastante importantes e caem de forma importante no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem e de outros principais vestibulares!
Estude com o simulado do Beduka. É grátis!
1 – O que foi o Romantismo?
O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII, mais especificamente na década de 1770, e durou até o século XIX. Esse movimento influenciou a literatura, a pintura, a arquitetura e a música.
Durante o período em que o Romantismo durou, a sociedade evidenciou o que foi chamado de espírito romântico – uma atitude e visão de mundo centrada no indivíduo – que tinha como objetivo se diferenciar dos pensamentos do Iluminismo, que colocava a razão como centro do mundo e pregava a objetividade.
Teste seus conhecimentos com os Exercícios sobre Romantismo com gabarito! Clique aqui e saiba mais.
Saiba o que foi o Iluminismo
Em grande parte do século XIX, o Romantismo e esse espírito romântico produziram teorias filosóficas e obras de artes bastante subjetivas. Os romancistas tinham a intenção de retratar o drama e as emoções humanas, os amores trágicos e os ideais utópicos.
2 – Contexto Histórico do Romantismo
O Romantismo surgiu durante a Era das Revoluções – período compreendido, aproximadamente, entre 1774 e 1849 – no qual ocorreram diversas transformações políticas, sociais e econômicas no Ocidente, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa