ATIVIDADE Curriculo Paulista - Curriculo em Ação
caderno do aluno 7°ano A - Volume 1
pagina 204
TEMA: Contextualizando Regiões Brasileiras e manifestações culturais
2.1 Características das regiões brasileiras
ATIVIDADE : Escolha somente uma (1) região brasileira e pesquise as seguintes
caracteristicas
Vegetação
População
Clima
Cultura
Relevo
Principais Cidades
Hidrografia
Curiosidades
Economia
Soluções para a tarefa
São Paulo:
Vegetação: três tipos de cobertura vegetal, o litoral representado pelo mangue, a Mata Atlântica na Serra do Mar e nas outras partes do território predomina florestas tropicais.
População: 46.289.333 habitantes (estimativa IBGE, 2020)
Clima: Tropical
Cultura: A cultura é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pelo povo. A maior parte das expressões da cultura tradicional paulista tem suas raízes em três grandes vertentes: italiana, portuguesa e a indígena.
Relevo: Podemos dividir o relevo nas seguintes formas geomorfológicas: planície costeira, planalto atlântico, depressão periférica, cuestas basálticas e planalto ocidental. Nessa forma de relevo, as altitudes se concentram em torno de 600 e 750 metros.
Principais Cidades: São Paulo, Guarulhos, Campinas , São Bernardo do Campo, Santo André, São José dos Campos, Osasco e etc
Hidrografia: São Paulo possui uma vasta e densa rede hidrográfica onde destacam-se os rios de planalto, conhecidos pelos acentuados desníveis entre a nascente e a foz, além de quedas d'água que garantem um grande potencial para produção de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas
Curiosidades: São Paulo está entre as cidades mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica. Há prédios simbólicos como a catedral neogótica, o Edifício Martinelli, um arranha-céu inaugurado em 1929, e o Edifício Copan, com suas linhas curvas projetadas pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer. A igreja em estilo colonial do Pátio do Colégio marca o local onde os padres jesuítas fundaram a cidade em 1554.
Economia:A economia do estado de São Paulo é desenvolvida e detém o maior PIB entre os estados brasileiros, produzindo, em 2020, cerca de 2,326 trilhões de reais (31,6% do PIB nacional), e o segundo maior PIB per capita (48 542,24 de reais em 2018).