ATIVIDADE Copie em seu caderno e responda: o que foi a Revolta do Monte Sagrado? Quais os motivos que levaram a revolta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na Roma Antiga, a plebe não tinha acesso a magistraturas e, revoltada com o arbítrio dos magistrados patrícios, em 494 a.C.saiu da cidade e se dirigiu ao monte Sagrado, com o objetivo de fundar ali uma nova cidade. Essa revolta foi denominada Revolta do Monte Sagrado ou Primeira Secessão da Plebe (em latim: Secessio plebis).
A Revolta do Monte Sagrado em gravura de B. Barloccini (1849).
Como sua participação na economia e no exército de Roma era de extrema importância, os patrícios resolvem transigir, e a plebe retornou, após obter a criação de duas magistraturas plebeias: o tribunato e a edilidade da plebe.
Explicação:
Na Roma Antiga, a plebe não tinha acesso a magistraturas e, revoltada com o arbítrio dos magistrados patrícios, em 494 a.C. saiu da cidade e se dirigiu ao monte Sagrado, com o objetivo de fundar ali uma nova cidade.
Resposta:
. Compondo uma população bastante numerosa, os plebeus representavam uma grande ameaça aos interesses dos patrícios. Ao longo de três séculos, um conjunto de cinco principais revoltas plebéias conseguiu reorganizar o cenário político romano.
A primeira dessas revoltas, acontecida em 494 a.C., foi dada em um contexto no qual os plebeus aproveitaram de uma ameaça de invasão estrangeira à cidade de Roma. Esvaziando as tropas militares da cidade, os plebeus se refugiaram no Monte Sagrado exigindo a criação de um cargo político exclusivamente controlado por plebeus. Em resposta, o Senado Romano constituiu a magistratura dos Tribunos da Plebe, que poderiam vetar qualquer lei que ferisse o interesse dos plebeus.
Apesar dessa primeira conquista, a tradição oral nas leis romanas, controladas pelos patrícios, prejudicavam enormemente os plebeus. Fazendo pressão contra os patrícios, os plebeus conseguiram a formulação de uma lei escrita dentro de Roma. Essas leis, criadas em 450 a.C., ficaram conhecidas como as Leis das Doze Tábuas. Cinco anos depois, outra revolta exigiu a permissão do casamento entre plebeus e patrícios. Através da Lei da Canuléia, que liberou os casamentos, os plebeus puderam ascender socialmente e ampliar sua participação política.
Explicação:
espero ter ajudado