Português, perguntado por machadohenriquemelo, 11 meses atrás

Atividade Contextualizada!
Então vamos lá?


De acordo com se lê em Lopes (2005, p. 13) o método científico pode ser aplicado em várias situações de nosso dia a dia. Vamos dar aqui apenas um exemplo, mas você pode encontrar muitos outros. Suponhamos a seguinte situação: o carro para de funcionar no meio da rua. Esse é um fato que ocorreu e que observamos. Agora, usando o método científico, vamos tentar entender por que o carro parou.


• Problemática: O que será que causou isso?


• Hipótese: A gasolina deve ter acabado.


• Verificação da hipótese: Observar o marcador de combustível e verificar quantos quilômetros o carro percorreu desde a última vez em que o tanque de combustível foi abastecido. O marcador está no zero, e o carro percorreu quilômetros suficientes para o combustível ter acabado. Coloca-se combustível e o carro funciona.


• Conclusão: A hipótese foi corroborada: a gasolina havia acabado.


Agora construa um texto de acordo com que se pede abaixo:


Dentro da sua grande área de estudo, pense em um tema (livre) e elabore um problema e uma hipótese. Depois responda qual o método científico mais adequado para a elaboração do seu projeto de pesquisa. Justifique a sua escolha e discuta sobre os métodos mais utilizados nos projetos acadêmicos.


O seu texto resposta deverá ter no máximo 30 linhas.


Não serão aceitos cópias de trechos e/ou postagens sem as devidas referências.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
16

O método científico corresponde à utilização de uma metodologia por cientistas que visam a busca por conhecimentos específicos, de forma a considerar diversas regras imprescindíveis que devem ser seguidas para que seja possível o desenvolvimento das experiências e resultados buscados e desejados.

Dessa forma, a escolha pelo método da observação sistemática e controle pode ser considerada a melhor e mais adequada visto a possibilidade de maior análise do assunto ou tema abordado.

Bons estudos!

Perguntas interessantes