Atividade complementar Educação Física ensino fundamental
A quadra também é Delas
Não precisa separar meninos e meninas. O trabalho com times mistos garante que todos se sintam bem ao praticar esportes.
Mariana González Variar esportes, como o rúgbi, ajuda na inclusão das meninas. Rafaela Silva, Ágatha Bednarczuk e Poliana Okimoto são atletas que entraram para a história do esporte brasileiro subindo ao pódio olímpico em 2016. As medalhistas de ouro, prata e bronze, fazem parte de um grupo de sete mulheres, pequeno se comparado aos 15 atletas homens premiados na última edição dos Jogos. A disparidade entre os gêneros nos esportes é o que a professora Adriana Moraes Alves trabalha para evitar em suas aulas de Educação Física na EE Victorio Fornasaro, em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. Para ela, manter as crianças trabalhando juntas, sem distinção de gênero, é o melhor caminho para aproveitar tempo, espaço e o que um pode ensinar aos outros. "Tem professor que divide a quadra ou o tempo da aula entre garotos e garotas. Isso limita a exposição dos alunos às práticas e reduz o espaço disponível. Além de dificultar o entendimento de igualdade de gênero, claro." Ela é uma exceção: a separação dos gêneros ainda é comum, principalmente entre turmas mais velhas, do Fundamental 2 ao Ensino Médio. Os professores que a defendem argumentam que ela evita conflitos e incentiva o desempenho delas, que se sentem menos à vontade para jogar quando dividem o time com o sexo oposto. O argumento não é de todo inválido: a pesquisa Questões de Gênero na Educação Física Escolar, publicada em 2016 pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte, confirma essa percepção. Ao comparar uma partida de queimada com times mistos do 6º ano, os autores Luciano Corsino e Daniela Auad calcularam que a média de arremessos entre as meninas representou menos da metade de tentativas entre os meninos. "Isso não quer dizer que elas são menos aptas a praticar esportes, mas é um reflexo da criação e do incentivo esportivo desde os primeiros passos da criança, que costuma ser mais intensa para os garotos", explica Luciano. Claro que há exceções, mas o fato é que os meninos chegam à quadra da escola mais familiarizados com alguns esportes - o que não é motivo para separar as turmas e "resolver o problema" evitando os conflitos.
Atividade
Depois de ler o texto escreva com suas palavras justificando sobre aulas de Educação Física mista ou aulas separadas por gênero.
frankdiukssilva:
ajudaaaaa
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a aulas de educação física mista tem mais vantagem,pois homens e mulheres tem o mesmo direto de praticarem esportes
Perguntas interessantes