Filosofia, perguntado por augusto8815, 1 ano atrás

ATIVIDADE AVALIATIVA DE FILOSOFIA
01. Quais são as ideias de John Locke sobre o contrato social?​

Soluções para a tarefa

Respondido por adversipsicarjpe87ij
5

Resposta:

O contrato social é uma metáfora usada pelos filósofos contratualistas para explicar a relação entre os seres humanos e o Estado. Esta figura de linguagem foi utilizada especialmente por Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.   Para Locke o Estado deveria agir de acordo com os interesses do povo e não como um soberano. Para ele era do povo o direito de escolher o governante que tomaria medidas necessárias para garantir que os direitos previstos no pacto social fossem colocados em prática. John Locke era contrário à ideia de que um governante deveria ter poder absoluto sobre as decisões ligadas ao bem-estar do povo. Mas ele concordava que era necessário existir um poder de julgamento imparcial que estivesse além dos cidadãos.

Explicação:

Segundo Locke, o homem vivia num estado natural onde não havia organização política, nem social. Estavam num estado de guerra permanente onde não era possível o desenvolvimento de nenhuma ciência ou arte. O problema é que não existia um juiz, um poder acima dos demais que pudesse fiscalizar se todos estão gozando dos direitos naturais. Então, para solucionar este vazio de poder, os homens vão concordar, livremente, em se constituir numa sociedade política organizada. O homem poderá influir diretamente nas decisões políticas da sociedade civil seja através do exercício da democracia direta ou delegando a outra pessoa seu poder de decisão. Este é o caso da democracia representativa, na qual os cidadãos elegem seus representantes. Por sua parte, o Estado tem como fim zelar pelos direitos dos homens tais quais a vida, a liberdade e a propriedade privada.

Você pode pesquisar mais em: Teoria do contrato social: principais ideias, na página Toda Política e também em Todamateria, da professora Juliana Bezerra.

Perguntas interessantes