Atividade Avaliativa 1- Pesquise sobre a Arte Romana - Arquitetura e Pintura Em sua cidade existe algum prédio, arquitetura que tenha algum destes elementos arquitetônicos desenvolvidos pelos romanos? Faça uma observação e reproduz em desenho. 2- Pesquise sobre a Arte Paleocristã. Faça a seguinte atividade - Você tem alguma religião? O local onde frequenta tem arte? Que símbolos você consegue encontrar lá? Tem algum símbolo diferente que você gostaria de partilhar? Existem outras religiões que carregam também símbolos? Quais? Cite exemplos. Há religiões que não compactuam com arte. Quais? Por que isso acontece? (FAÇA UM DESENHO caso tiver em sua religião ou reproduz um dos símbolos pesquisado na Arte Paleocristã.)
Soluções para a tarefa
Resposta:Arte Romana
Laura Aidar Laura Aidar Arte-educadora e artista visual
A arte romana foi produzida pelo povo pertencente à Roma Antiga e perdurou aproximadamente do século VIII a.C. ao século IV d.C.
Foi fortemente influenciada pelos etruscos e gregos, sendo que as manifestações artísticas mais significativas remontam ao estabelecimento da República no ano de 509 a.C.
Apesar disso, conhecemos poucos nomes de seus artistas e arquitetos, posto que era uma arte coletiva ou feita para seus mecenas.
A arte desse período é dividida em arte da Roma Republicana (antes de 27 a.C.) e a da Roma Imperial (do ano 27 a.C. em diante).
Características da Arte Romana
Influência da arte etrusca: expressão realista;
Influência da arte grega: expressão de ideal de beleza;
Uso de arcos e abóbodas na arquitetura;
Representação realista na escultura;
Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.
pintura romana vila dos mistérios
Pintura romana na Vila dos Mistérios, em Pompeia (séc I a.C.)
Os romanos aproveitaram a bagagem cultural dos etruscos, cuja arte era bastante desenvolvida, bem como deixaram-se influenciar pelos padrões estéticos gregos, que admiravam.
Quando os romanos conquistaram a Grécia, ficaram fascinados com a sua arte e começaram a imitar os gregos. Daí resulta que muitas das características da arte grega são encontradas na arte romana. Como é o caso também da mitologia.
A arquitetura foi a maior de todas as expressões artísticas dos romanos. Nela, a característica que mais se destaca é o uso dos arcos.
As esculturas romanas, por sua vez, são essencialmente cópias das originais gregas. Nelas, o realismo é uma característica marcante.
A pintura romana, classificada em quatro estilos, caracteriza-se ora pelo colorido das paredes, ora pelo ilusionismo ou pela riqueza de detalhes.
Você também pode se interessar:
Mitologia Romana
Mitologia Grega
Arquitetura Romana
arquitetura romana - coliseu
Coliseu, anfiteatro romano, acomodava mais de 40 mil pessoas para assistir os espetáculos
Na arquitetura romana tem destaque a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos. Eles foram erigidos com praticidade e inovação, como no caso do uso do arco e da abóbada nas construções.
Essas estruturas amorteceram o emprego das colunas gregas e acrescentaram os espaços internos.
Nas casas romanas não era diferente, posto que as plantas eram rigorosamente desenhadas em formas retangulares. Vale lembrar que os monumentos tinham o objetivo de homenagear os seus mecenas.
Ademais, foram levantados anfiteatros que, com a tecnologia das abóbadas e arcos, abrigavam um grande número de pessoas, do qual grande exemplo é o Coliseu, em Roma.
Os templos romanos, por sua vez, partem da fusão de elementos gregos e etruscos. Possuem planta retangular, teto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escada na frente dando entrada à base.
Veja também: Arquitetura Romana
Pintura Romana
O centaturo Quíron ensina Aquiles a tocar a lira. Afresco, Itália.
Nessa pintura romana, o centauro Quero ensina Aquiles a tocar a lira. Afresco, Itália
Os artistas romanos trabalharam uma grande variedade de temas, como acontecimentos históricos e cotidianos, lendas, conquistas militares, efeitos e naturalmente.
As pinturas romanas eram realizadas em murais (afrescos) e possuíam tridimensionalidade. Os materiais utilizados variavam de metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e até Seixas de árvores.
Além dos afrescos, encontramos mosaicos romanos por todas as partes do Império. Eles variam de modelos contemplativo de telas brancas e negras até as composições figurativa de várias cores.
escultura romana
Escultura romana. Fragmento do Altar da Paz, dedicado à deusa Pax
A escultura romana era de caráter realista, posto que eles não representavam o "belo", mas as pessoas retratadas fidedignamente.Entretanto, os artistas romanos, por terem intenso contato com a arte grega, acabaram sendo influenciados por ela também na escultura. Ocorreu, então, uma junção entre o estilo grego com novas concepções romanas.
As esculturas e relevos escultóricos costumavam adornar os prédios públicos e privados. Elas primavam pelo realismo e ocupavam espaços especiais em obras arquitetônicas, enriquecendo e complementando.
Explicação:Simbolismo religioso é o uso de símbolos, incluindo arquétipos, atos, trabalhos artísticos, eventos, ou fenômenos naturais, por uma religião.
As religiões englobam textos religiosos, rituais, e obras de arte como símbolos de ideias convincentes ou ideais. Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.
O estudo do simbolismo religioso é ou Universalista, como uma componente da religião comparada e mitologia, ou localizadas no âmbito de aplicação, dentro dos limites e fronteiras de uma religião.