ATIVIDADE: A charge acima retrata uma das consequências do processo de urbanização, a chamada desigualdade social. Observe-a e produza um texto a partir desta imagem. A sua produção textual deverá conter no mínimo três parágrafos e 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:A Desigualdade social é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida.
Inúmeros dados e estudos apontam que a desigualdade social e econômica cresce em todo o mundo. Dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) revelam que 1% dos mais ricos detêm 40% dos bens globais. Um relatório da ONG Oxfam demonstra também que as 85 pessoas mais ricas do mundo possuem uma renda equivalente às 3,5 bilhões de pessoas mais pobres.
Diante desse panorama, que gera inúmeros excluídos e miseráveis em todo o mundo, surge a questão: o que causa a desigualdade social?
A grande questão é que, desde as construções das civilizações durante o período neolítico, quando as sociedades passaram a viver dos excedentes que produziam, as diferenças sociais começaram a surgir. O problema, nesse caso, é a intensificação da pobreza e da falta de equidade nas condições oferecidas para que os diferentes indivíduos possam produzir suas próprias condições de sobrevivência.
O teórico Jean-Jacques Rosseau afirmava que a desigualdade é um fenômeno que tende a sempre se intensificar no contexto social. As famílias mais pobres possuem um menor acesso à instrução e às informações necessárias para alavancar um desenvolvimento próprio, enquanto os grupos mais ricos possuem um maior nível estrutural para investirem e multiplicarem sua renda e os largos benefícios advindos dela. Para Rosseau, o que causa a desigualdade é exatamente a divisão social do trabalho, com a criação da propriedade e dos bens particulares e não distribuíveis.
Outro pensador famoso por categorizar essa questão foi Karl Marx. Ele enxergava a sociedade a partir da luta de classes e via a desigualdade manifestada a partir dos desequilíbrios entre a burguesia e os trabalhadores, haja vista que a primeira era a detentora dos meios de produção, controlando e retendo a maior parte dos lucros sobre os bens produzidos a partir do trabalho coletivo. Essa lógica, perpetuada pela mais-valia, concentrava a renda e marginalizava os cidadãos, além de criar o exército de reserva de desempregados, que garantia uma concorrência entre os próprios trabalhadores, privando-os de sua emancipação.
Explicação: a resposta n eh minha bjo
A desigualdade social, como o próprio nome diz, está relacionada com a questão econômica e social de uma população, sendo assim, a desigualdade social separa não só classes econômicas, mas também sociais, de gênero e até cor.
Desigualdade social e suas características
A desigualdade social é responsável por separar as pessoas de acordo com suas vantagens, ou seja, uma pessoa que já é rica, vai ser ainda mais beneficiada por isso, em contrapartida, o mesmo acontece com uma pessoa pobre.
No caso da charge, a problemática da desigualdade social é ainda maior, porque ela cresce junto com a urbanização, haja vista que, as sociedades ricas conseguem maiores espaço demográficos, chegando até a conquistar aqueles que pertenciam a uma população mais pobre.
Leia mais sobre desigualdade social: https://brainly.com.br/tarefa/20558652
#SPJ2